Precisa fazer jejum em exame de colesterol total e frações?

PRECISA FAZER JEJUM EM EXAME DE COLESTEROL TOTAL E FRAÇÕES?

Depende. O jejum no exame de colesterol total e frações de no mínimo 14 horas, não devendo ultrapassar é necessário nos seguintes casos:

  • É preciso fazer jejum para o exame de colesterol total e frações se o paciente apresenta alta taxa de triglicérides (acima de 440 mg/dL) quando não estão em jejum.
  • É preciso fazer jejum para o exame de colesterol total e frações se o paciente apresenta um alto nível de gordura no sangue (também chamada de Hipertrigliceridemia)
  • É preciso fazer jejum para o exame de colesterol total e frações se o paciente apresenta inflamação no pâncreas (pancreatite) por hipertrigliceridemia (alto nível de gordura no sangue)
  • É preciso fazer jejum para o exame de colesterol total e frações se o paciente faz uso de medicações para hipertrigliceridemia severa (alto nível de gordura no sangue), e é recomendável que esse também deva fazer o exame de perfil lipídico em jejum.

Recomendamos, quando possível, confirmar sobre seu caso com seu médico ou no laboratório onde será feito o exame. Pergunte se na sua situação específica, se é preciso fazer jejum. E se a resposta for sim, de quantas horas. É de extrema importância saber a situação clínica do paciente para melhor conduzi-lo para a realização dos exames. Os critérios estabelecidos variam muito para cada laboratório.