Posso fazer exercícios físicos antes do exame de sangue?

POSSO FAZER EXERCÍCIOS FÍSICOS ANTES DO EXAME DE SANGUE?

Depende, praticar exercícios físicos antes do exame de sangue, pode alterar os resultados de alguns exames, como:

  • Não fazer atividade física antes do exame de glicose, onde a prática de atividades físicas faz com que o corpo queime calorias e consequentemente diminui os níveis de glicose no sangue, além de produzir metabólicos como o ácido láctico e de  creatinfosfoquinasa (CPK).
  • Não fazer atividade física antes do exame de prolactina, é importante repouso antes da coleta do sangue, de 30 minutos, principalmente para quem realizou algum tipo de esforço físico, mas pelo menos 20 minutos em todos os casos é indicado, pois a prática de atividade física pode apresentar resultados falsos, como: tumores hipofisários, doenças hipotalâmicas, etc.
  • Triglicérides: Evitar atividade física 2 ou 3 dias antes, pois pode elevar o nível de gordura e alterar o exame.
  • Para alguns exames, é necessário que não se pratique atividade física no período de 24h a 48h anteriores à realização do exame.

Além dos exames citados acima, há outros exames de sangue onde não é recomendado realizar atividade físicas. Portanto, recomendamos, quando possível, confirmar sobre seu caso com seu médico. Pergunte se na sua situação específica, é recomendado não praticar atividade física antes do exame de sangue. É de extrema importância saber a situação clínica do paciente para melhor conduzi-lo.