Teste rápido para Zika Vírus (IgG e IgM)

PARA QUE SERVE O TESTE RÁPIDO PARA ZIKA VÍRUS (IGG E IGM)?

Os anticorpos IgG e IgM são produzidos pelo sistema imunológico para combater o Zika vírus no organismo. Os anticorpos IgG e IgM, têm como principal função proteger o nosso corpo contra infecções. Esse teste serve para detectar a presença desses anticorpos no sangue auxiliando a diagnosticar pessoas que foram infectadas por esse vírus em até 20 minutos, através de uma simples furadinha no dedo.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO TESTE RÁPIDO PARA ZIKA VÍRUS (IGG E IGM)?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro e a localidade, por isso deve ser consultado onde será feito o teste. Os resultados podem ser revelados em  20 minutos, porém a entrega do laudo com o resultado pode ser feita em menos de 1 hora, dependendo do local em que será feito o teste.

COMO É FEITO O TESTE RÁPIDO PARA ZIKA VÍRUS (IGG E IGM)?

A amostra de sangue é obtida de uma maneira simples e rápida, sendo necessário que o profissional de saúde dê uma furadinha no dedo do paciente. Porém, o teste também pode ser feito através de uma coleta de sangue normal, em uma veia do braço do paciente. 

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O TESTE RÁPIDO PARA ZIKA VÍRUS (IGG E IGM)?

Não é preciso estar em jejum para fazer o teste rápido para Zika vírus.

É PRECISO ALGUM PREPARO PARA FAZER O TESTE RÁPIDO PARA ZIKA VÍRUS (IGG E IGM)?

Não é necessário preparo anterior para para ser esse teste.

QUANDO É FEITO O TESTE RÁPIDO PARA ZIKA VÍRUS (IGG E IGM)?

O teste rápido para o Zika vírus é solicitado pelo médico quando a pessoa apresenta sintomas deste vírus como dor de cabeça, febre, manchas vermelhas na pele, dores na articulação, conjuntivite, enjoo e dores no corpo. O exame deve ser feito a partir 4 dias do início dos sintomas, pois é nesse período que os anticorpos IgM aparecem no sangue, por esse motivo o exame não deve ser feito antes, pois o resultado pode dar um falso-negativo, já os anticorpos IgG aparecem no sangue geralmente a partir do 8º a 10º dia de sintomas e permanecem por meses no sangue. Esse teste serve apenas como triagem, quando há um resultado positivo, deve ser feito outros exames para confirmar o diagnóstico.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS ANTICORPOS IGG E IGM?

Os anticorpos IgM são os primeiros a serem detectados no sangue após uma infecção, eles são os primeiros a serem produzidos pelo sistema imunológico para combatê-la. No caso do Zika vírus, a sua detecção no sangue indica uma infecção atual ou recente. Os anticorpos IgG aparecem um pouco depois e são responsáveis pela proteção do organismo a longo prazo e neste caso, a sua presença no sangue indica uma infecção recente ou que já passou.

COMO ENTENDER OS RESULTADOS DO TESTE RÁPIDO PARA ZIKA VÍRUS (IGG E IGM)?

O resultado irá mostrar se os anticorpos IgG e IgM foram detectados no sangue. 

IgM negativo e IgG negativo: Um resultado negativo sugere que o Zika vírus não é a causa dos sintomas atuais. No entanto, não é possível descartar a doença com um resultado negativo se os sintomas já têm mais de sete dias de duração ou o exame pode ter sido feito antes da produção de IgM, dando um resultado falso-negativo, o exame deve ser repetido após 3 a 5 dias se ainda houver suspeita de infecção.

IgM positivo e IgG negativo: Indica uma infecção atual, ou seja, sugere que você tem Zika.

IgG positivo e IgM negativo: Indica uma infecção passada, ou seja, a pessoa já teve Zika e se curou.

IgG positivo e IgM positivo: Indica infecção primária tardia ou secundária recente pelo Zika vírus.

Às vezes o resultado pode ser inconclusivo e não permite determinar a causa dos sintomas, o exame pode ser feito novamente caso o médico julgue necessário.

O TESTE RÁPIDO PARA ZIKA VÍRUS É CONFIÁVEL?

Sim, eles são confiáveis, a maioria dos testes oferecidos de diferentes marcas possui sensibilidade e especificidade maiores que 90%. Porém não é um teste que deve ser usado para confirmar o diagnóstico, apenas para auxiliar.