Sorologia para Zika Vírus (IgM)

PARA QUE SERVE O EXAME DE PCR PARA ZIKA VÍRUS?

O exame de PCR para Zika vírus, serve para detectar a presença do vírus em diversos materiais do corpo como no sangue, na urina ou através da placenta em casos de gestantes, por exemplo, em pessoas que foram infectadas pelo Zika vírus, para confirmar o diagnóstico da doença, sendo feito nos primeiros dias de sintomas.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME DE PCR PARA PARA ZIKA VÍRUS?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro e a localidade, mas custam em média a partir de R$ 200,00 reais. O prazo para a entrega dos resultados também varia, mas normalmente são entregues a partir de 3 dias úteis. 

COMO É FEITO O EXAME DE PCR PARA ZIKA VÍRUS?

A amostra que será analisada para se ter os resultados, pode ser coletada diferentes materiais do corpo como sangue, placenta, sangue de cordão umbilical e líquido amniótico no caso de bebês e gestantes, líquor (líquido cefalorraquidiano), urina e até sêmen (homens). O tipo da amostra dependerá da recomendação do médico e a situação em que o paciente se encontra

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME DE PCR PARA PARA ZIKA VÍRUS?

Não é necessário estar em jejum para fazer o exame de PCR para Zika vírus, independente do tipo da amostra que será analisada.

QUANDO DEVE SER FEITO O EXAME DE PCR PARA ZIKA VÍRUS?

O exame de PCR para Zika vírus deve ser feito após os primeiros dias de sintomas, período em que este exame é útil para detectar a presença do vírus no corpo. No sangue, o exame pode ser feito em até 7 dias, na urina o vírus pode ser detectado em até 20 dias e no sêmen o vírus já foi detectado em até 3 meses após o início dos sintomas. Os sintomas incluem dor de cabeça, febre, manchas vermelhas na pele, dores na articulação, conjuntivite, enjoo e dores no corpo.

COMO ENTENDER OS RESULTADOS DO EXAME DE PCR PARA ZIKA VÍRUS?

O resultado indicará se o Zika vírus foi detectado na amostra em que foi feito o exame.

Não detectado: Significa que o vírus não foi detectado na amostra e possivelmente não há sinal de infecção pelo Zika vírus, porém um resultado negativo não exclui a possibilidade de infecção, pois o exame pode ter sido feito fora no período correto. Normalmente o médico solicita a sorologia para Zika vírus caso isso aconteça.

Detectado: Foi encontrado o Zika vírus na amostra em que foi feito o exame, confirmando a doença.

O EXAME DE PCR PARA ZIKA VÍRUS TEM OUTRO NOME?

Sim, também pode ser chamado de RT-PCR ZIKAV, detecção de vírus Zika por PCR, pesquisa de Zika vírus, entre outros.