Exame ANTI-SSB/LA

PARA QUE SERVE O EXAME ANTI-SSB/LA?

Os anticorpos Anti-SSB/LA, são proteínas que estão presentes em pessoas portadoras de algumas doenças autoimunes. O exame anti-SSB/LA serve para detectar esses anticorpos no sangue para diagnosticar essas doenças, como Lúpus eritematoso sistêmico e principalmente pessoas com Síndrome de Sjögren.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME ANTI-SSB/LA?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro, mas custam em média a partir de 

R$ 35,00 reais. O prazo para a entrega também varia, mas normalmente são entregues a partir de 5 dias úteis.

COMO É FEITO O EXAME ANTI-SSB/LA?

O exame é feito através de uma amostra de sangue, sendo necessário realizar uma simples coleta de sangue de uma veia do braço do paciente. 

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME ANTI-SSB/LA?

Alguns laboratórios não pedem jejum, porém outros pedem jejum de 4 ou 8 horas, sendo assim, é importante buscar essa informação no laboratório em que será feito o exame.

O EXAME ANTI-SSB/LA PRECISA DE PREPARO?

O exame Anti-SSB (LA) não precisa de nenhum preparo.

QUANDO É FEITO O EXAME ANTI-SSB/LA?

O exame Anti-SSB (LA) é solicitado pelo médico junto com o exame Anti-SSA (RO), pois o Anti-SSB (LA) normalmente acompanha Anti-SSA (RO), estando os dois presentes em algumas doenças reumáticas autoimunes. Portanto, o exame é feito em casos de suspeita de doenças autoimunes, como Lúpus eritematoso sistêmico e principalmente pessoas com Síndrome de Sjögren, para a confirmação do diagnóstico. A presença do anti-SSB (LA) está fortemente associada à Síndrome de Sjögren, ocorrendo na metade das pessoas que têm essa doença, no Lúpus eritematoso sistêmico, está presente de 10% a 15% em pessoas portadoras. Vale destacar que pessoas com Lúpus eritematoso sistêmico com anticorpos anti-SSA/Ro e anti-SSB/La presentes têm uma evolução mais leve da doença em comparação com aqueles sem o anti-SSB/La. 

COMO ENTENDER OS RESULTADOS DO EXAME ANTI-SSB/LA?

O resultado do exame mostrará se os anticorpos Anti-SSB (LA) foram detectados no sangue ou não e isso é baseado nos valores de referência desses anticorpos. Os valores de referência abaixo são apenas um guia, pois podem variar de um laboratório para o outro. Se os anticorpos foram encontrados, somente o médico dará o diagnóstico correto para a doença em questão.

  • Não reagente (não detectado) : Inferior a 7,0 U/mL;
  • Indeterminado (não foi possível saber se o anticorpo foi detectado ou não: De 7,0  a 10,0 U/mL;
  • Reagente (os anticorpos Anti-SSB (LA) foram detectados no sangue: Superior a 10,0 U/mL.