Exame ACTH (Hormônio Adrenocorticotrófico)

PARA QUE SERVE O EXAME ACTH (HORMÔNIO ADRENOCORTICOTRÓFICO)?

O hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) é produzido por uma glândula chamada hipófise, ele estimula a produção do hormônio cortisol em outra glândula chamada suprarrenais, há problemas que afetam essas glândulas, podendo aumentar ou diminuir a quantidade de ACTH e de cortisol no corpo. Sendo assim, o exame ACTH serve para medir a quantidade desse hormônio no sangue, para identificar doenças relacionados a essas duas glândulas, como a Síndrome de Cushing, Doença de Addison, tumores suprarrenais, tumores da hipófise e câncer de pulmão, por exemplo.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME ACTH (HORMÔNIO ADRENOCORTICOTRÓFICO)?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro, mas custam em média a partir de R$ 50,00 reais. O prazo para a entrega também varia, mas normalmente são entregues a partir de 5  dias úteis.

COMO É FEITO O EXAME ACTH (HORMÔNIO ADRENOCORTICOTRÓFICO)?

É feito através de uma simples coleta de sangue, em uma veia do braço do paciente.

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME ACTH (HORMÔNIO ADRENOCORTICOTRÓFICO)?

Alguns laboratórios não solicitam o  jejum antes do exame de ACTH, outros podem pedir um jejum de no mínimo 3 horas. Sendo assim, é importante buscar essa informação no laboratório em que será feito o exame.

HÁ ALGUMA RECOMENDAÇÃO PARA FAZER O EXAME ACTH (HORMÔNIO ADRENOCORTICOTRÓFICO)?

  • É necessário informar quais são os medicamentos em uso na hora do exame; 
  • De preferência, a coleta deve ser realizada até duas horas após acordar, normalmente às 8 da manhã, porque o hormônio ACTH é mais elevado no início da manhã, sendo a hora ideal para fazer o exame;
  •  O uso de biotina e suplementos alimentares que contenham biotina devem ser suspensos 3 dias antes do exame.

QUANDO É FEITO O EXAME ACTH (HORMÔNIO ADRENOCORTICOTRÓFICO)?

O exame de ACTH, pode ser solicitado pelo médico quando a pessoa apresenta sinais e sintomas de produção excessiva ou diminuição de cortisol no corpo, como obesidade, pele fina e fragilizada, acne, aumento de pelos no rosto, fadiga, fraqueza, perda de peso e apetite, por exemplo. Auxiliando no diagnóstico de problemas como Síndrome de Cushing, Doença de Addison, tumores suprarrenais, tumores da hipófise e suspeita de desequilíbrio hormonal de outros hormônios, provocados pelas glândulas hipófise e suprarrenais. Normalmente o exame de ACTH é feito com o exame de cortisol para serem avaliados juntos.

QUAL A QUANTIDADE NORMAL DE ACTH NO SANGUE?

Os valores normais de ACTH no sangue, entre 7 e 10 da manhã devem estar de 7 à 63 pg/mL. Os valores apresentados são apenas um guia, porque podem variar de um laboratório para o outro. Veja abaixo a comparação dos resultados entre o ACTH e o cortisol e alguns dos possíveis problemas quando os resultados estão alterados. Vale ressaltar que somente um médico especialista pode diagnosticar corretamente uma doença.

DOENÇAACTHCORTISOL
Doença de Cushing .AltoAlto
Tumor ectópico secretor de ACTH (em geral, no pulmão).
Alto

Alto
Tumor suprarrenal.AltoBaixo
Doença de Addison.BaixoAlto
Hipopituitarismo.BaixoBaixo