Teste TPHA para Sífilis (Teste de Hemaglutinação)

PARA QUE SERVE O TESTE TPHA PARA SÍFILIS (TESTE DE HEMAGLUTINAÇÃO)?

O teste TPHA, é um teste sorológico e específico para detectar os anticorpos que são produzidos contra o Treponema pallidum, bactéria causadora da sífilis, servindo para confirmar o diagnóstico da doença em pessoas que fizeram o exame de VDRL ou outro teste não específico (não treponêmico) e deu positivo. Quando uma pessoa é infectada por essa bactéria, automaticamente seu sistema imunológico reage contra, produzindo esses anticorpos para tentar combater a infecção.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO TESTE TPHA PARA SÍFILIS (TESTE DE HEMAGLUTINAÇÃO)?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro, mas custam em média a partir de R$ 20,00 reais. O prazo para a entrega também varia, mas normalmente são entregues em até 5 dias úteis.

COMO É FEITO O TESTE TPHA PARA SÍFILIS (TESTE DE HEMAGLUTINAÇÃO)?

O exame é feito através de uma amostra de sangue, que é obtida de uma maneira simples e rápida, sendo necessário realizar uma coleta de sangue de uma veia do braço do paciente.

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O TESTE TPHA PARA SÍFILIS (TESTE DE HEMAGLUTINAÇÃO)?

Não é preciso fazer jejum para o teste TPHA.

É PRECISO ALGUM PREPARO PARA FAZER O TESTE TPHA PARA SÍFILIS (TESTE DE HEMAGLUTINAÇÃO)?

Não é necessário nenhum preparo para fazer o teste TPHA.

.

QUANDO É FEITO O TESTE TPHA PARA SÍFILIS (TESTE DE HEMAGLUTINAÇÃO)?

O teste TPHA é feito para confirmar um resultado positivo para a sífilis, feito por outros exames como o VDRL ou RPR. Os anticorpos específicos contra o Treponema pallidum podem ser detectados no sangue em torno de 3 a 4 semanas de infecção. Mesmo após a cura da pessoa, em alguns casos os resultados do teste de TPHA podem ser positivos, por isso não é usado para acompanhar o tratamento contra a doença, somente para sua confirmação.

COMO ENTENDER OS RESULTADOS DO TESTE TPHA PARA SÍFILIS (TESTE DE HEMAGLUTINAÇÃO)?

Os resultados do teste TPHA irão mostrar se os anticorpos específicos produzidos contra a bactéria Treponema pallidum foram encontrados. Podem ocorrer resultados falsos positivos em alguns casos, como pessoas com anticorpos antinucleares, Lúpus, Mononucleose infecciosa, entre outros.

Como foi citado acima, esse teste é solicitado quando um testes não treponêmicos como o VDRL dá positivo e o TPHA é utilizado para a confirmação desse diagnóstico, portanto:

VDRL (+) e TPHA (+): Positivo para sífilis;

VDRL (+) e TPHA (-): Indicativo de outra doença (falso positivo);

VDRL (-) e TPHA (+): Sífilis em fase bem inicial ou curada;

VDRL (-) e TPHA (-): Negativo, não é sífilis.

COMO A SÍFILIS É TRANSMITIDA?

A Sífilis é uma infecção causada pela bactéria Treponema pallidum e é uma doença sexualmente transmissível. As principais formas de transmissão são por relação sexual vaginal, anal ou oral. Também pode ser transmitida da mãe com sífilis durante a gravidez ou no parto. No início da doença, a pessoa apresenta uma única ferida pequena chamada de cancro duro, geralmente na vagina, no pênis, no ânus ou na boca. Em alguns momentos, a doença pode ficar adormecida, sem nenhuma lesão visível.