Exame de Sexagem Fetal

O QUE É O EXAME DE SEXAGEM FETAL?

O exame de sexagem fetal serve para saber se o bebê é menino ou menina, através de uma simples coleta de sangue, antes do período da ultrassonografia, a partir da oitava semana de gestação.

COM QUANTAS SEMANAS POSSO FAZER O EXAME DE SEXAGEM FETAL?

O exame de sexagem fetal deve ser feito a partir da oitava semana de gestação

O EXAME DE SEXAGEM FETAL É CONFIÁVEL?

O exame de sexagem fetal possui alta sensibilidade e se for feito no período correto a partir da oitava semana, a taxa de assertividade do exame é de 99,9%.  Quanto maior o período gestacional, maior chances de acerto.

COMO É FEITO O EXAME DE SEXAGEM FETAL?

O exame é feito de uma forma simples e rápida. Será necessário colher uma amostra de sangue da veia do braço da mãe do bebê e em seguida a amostra será enviada para ser analisada.

QUAL O PREÇO  E O TEMPO DE ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME DE SEXAGEM FETAL?

O preço do exame de sexagem fetal pode variar de um laboratório para o outro, mas custam em média a partir de R$ 170,00 reais. O prazo para entrega dos resultados também varia, mas normalmente são entregues a partir de 3 dias úteis. 

COMO FUNCIONA O EXAME DE SEXAGEM FETAL?

O exame de sexagem fetal é capaz de identificar no sangue da mãe o material genético do bebê (DNA). Ele irá investigar a presença do cromossomo Y, que é exclusivo para o sexo masculino, identificado o bebê é um menino, caso haja a ausência do mesmo e a presença dos cromossomos XX, é uma menina.

EM GRAVIDEZ DE GÊMEOS É POSSÍVEL SABER O SEXO DOS BEBÊ NO EXAME DE SEXAGEM FETAL?

Sim, dá pra saber o sexo dos bebês no exame de sexagem fetal. Quando os gêmeos são univitelinos, ou seja, gerados na mesma placenta, o resultado do teste é válido para os dois fetos. Quando a gestação for de gêmeos bivitelinos, gerados em placentas distintas, a presença do cromossomo Y indica que pelo menos um dos fetos é menino. Quando o resultado é a ausência do cromossomo Y, significa que as duas gêmeas são meninas. Porém, é importante dizer que o teste de sexagem fetal não é capaz de detectar gestação múltipla, nem dizer se os gêmeos são univitelinos ou bivitelinos.

QUAL A DIFERENÇA DA ULTRASSONOGRAFIA PARA O EXAME DE SEXAGEM FETAL?

A diferença é que a ultrassonografia identifica o sexo do bebê por meio de imagens e o recomendado é que seja feito a partir da 16ª semana de gestação, o exame  de sexagem fetal, é mais sensível por detectar o material genético do bebê (DNA) e a realização pode ser feita bem no inicio da gestação, a partir da oitava semana.