Teste rápido para gravidez (qualitativo)

PARA QUE SERVE O TESTE RÁPIDO PARA GRAVIDEZ (QUALITATIVO)?

O teste rápido para gravidez detecta a presença do hormônio Beta HCG no sangue ou na urina e tem como objetivo indicar se a mulher está grávida ou não. É somente  utilizado por profissionais de saúde e os resultados são analisados em laboratório. A sua vantagem é que os resultados são revelados em poucos minutos após a coleta da amostra.

QUAL O PREÇO DO TESTE RÁPIDO PARA GRAVIDEZ (QUALITATIVO)?

Os valores podem variar pois depende do laboratório que será feito o exame.

COMO É FEITO O TESTE RÁPIDO PARA GRAVIDEZ (QUALITATIVO)?

O teste rápido dá a possibilidade de ser feito através de amostra de urina ou sangue.

Na urina: O laboratório irá fornecer um frasco limpo e seco e o paciente deverá urinar neste recipiente, após coletar a urina o paciente deve entregar o frasco com a urina para a amostra ser analisada.

No sangue: É feito através de uma maneira simples e rápida, sendo necessário colher uma amostra de sangue em uma veia do braço do paciente. Posteriormente essa amostra será analisada para se obter os resultados.

É NECESSÁRIO ALGUM PREPARO PARA FAZER O TESTE RÁPIDO PARA GRAVIDEZ (QUALITATIVO)?

Como visto acima, as amostras analisadas podem ser urina ou sangue.

  • Em urina, as amostras podem ser coletadas em qualquer outra do dia, porém a preferida é a primeira do dia, pois a mesma contém maiores concentrações de hormônio. Não é preciso estar em jejum.
  • Embora não seja necessária a utilização da 1° urina do dia, amostras após ingestão excessiva de líquido devem ser evitadas. Um resultado negativo pode ser obtido, se a amostra de urina estiver muito diluída. 
  • No sangue não há recomendações e o paciente não precisa estar em jejum.
  • A ingestão de álcool pode interferir no resultado, com isto não é recomendado o uso do teste após beber. 

QUANDO DEVO FAZER O TESTE RÁPIDO DE GRAVIDEZ (QUALITATIVO)?

Por ser um teste muito sensível, o hormônio pode ser detectado no sangue após 7 dias da fecundação, na urina é recomendado que se faça o teste no primeiro dia de atraso.

O TESTE RÁPIDO PARA GRAVIDEZ (QUALITATIVO) É CONFIÁVEL?

Sim, os testes rápidos para gravidez oferecem até 100% de sensibilidade se feitos no tempo correto.

É POSSÍVEL DAR UM RESULTADO FALSO-NEGATIVO NO TESTE RÁPIDO PARA GRAVIDEZ ?

Sim, pode ocorrer em alguns casos quando os níveis de hCG estão abaixo do nível de sensibilidade do teste. Quando a suspeita de gravidez ainda existe, uma amostra da primeira urina da manhã ou sangue deve ser colhida 48 -72 horas mais tarde e testada. Caso a suspeita de gravidez persista e o teste continue a produzir resultados negativos, consulte um médico. 

É POSSÍVEL DAR UM RESULTADO FALSO-POSITIVO NO TESTE RÁPIDO PARA GRAVIDEZ?

Sim, o uso de medicamentos para fertilidade contendo hCG podem gerar resultados falso-positivos.

É POSSÍVEL SABER QUANTO TEMPO DE GESTAÇÃO EU ESTOU ATRAVÉS DO TESTE RÁPIDO PARA GRAVIDEZ (QUALITATIVO)?

Não, pois é um teste qualitativo, ou seja, ele somente irá analisar a presença do hormônio hCG no sangue ou na urina e o resultado oferecido é positivo ou negativo para gravidez.

COMO INTERPRETAR OS RESULTADOS DO TESTE RÁPIDO DE GRAVIDEZ (QUALITATIVO)?

Os resultados são expressos em não reagente e reagente.

Não reagente: negativo para gravidez;

Reagente: positivo para gravidez.

QUAL A DIFERENÇAS DOS TESTES RÁPIDOS FEITOS PARA GRAVIDEZ  EM LABORATÓRIO ENTRE OS TESTES RÁPIDOS COMPRADOS EM FARMÁCIA?

Os testes de gravidez comprados em farmácia são feitos na urina, são confiáveis e os resultados saem em pelo menos 5 minutos. Entretanto,  os testes rápidos feitos em laboratório dão a opção da análise ser feita em amostra de urina ou sangue, aí está a maior vantagem, o hormônio hCG é mais rápido de ser detectado em amostras de sangue do que em urina e é o mais recomendo pois os resultados são mais certeiros se feito o teste no tempo correto, além disso, em amostras de sangue a detecção do hormônio pode ser feita após 7 dias de fecundação, em amostras de urina isso pode não ser possível e só é recomendado fazer de 1 a dois dias de atraso da menstruação. Então o paciente tem duas opções para fazer o teste rápido dependendo da situação em que se encontra. Além dessa vantagem, os resultados dos testes rápidos podem ser lidos em até 7 minutos.

QUAL O TEMPO DE ENTREGA DOS RESULTADOS DO TESTE RÁPIDO PARA GRAVIDEZ (QUALITATIVO)?

Os resultados podem ser lidos pelo profissional de saúde em 7 minutos apenas, mas o tempo de entrega para o paciente pode variar de acordo com o laboratório em que for feito o teste.