Teste de gravidez no sangue quantitativo (BETA HCG Quantitativo)

PARA QUE SERVE O TESTE DE GRAVIDEZ NO SANGUE QUANTITATIVO (BETA HCG QUANTITATIVO)?

O teste de gravidez no sangue quantitativo (Beta HCG quantitativo) serve para medir a quantidade do hormônio Beta HCG que é produzido quase exclusivamente durante a gestação, ou seja, esse exame tem como função indicar se a mulher está grávida ou não, além disso, ele podem indicar de quantos meses é a gestação, porém os valores do resultados são apenas um guia, pois a quantidade desse hormônio varia muito de uma mulher para outra.

QUAL O PREÇO DO TESTE DE GRAVIDEZ NO SANGUE QUANTITATIVO (BETA HCG QUANTITATIVO)?

Os valores podem variar pois depende do laboratório que será feito o exame, mas custam em média a partir de R$ 25,00 reais.

COMO É FEITO O TESTE DE GRAVIDEZ NO SANGUE QUANTITATIVO (BETA HCG QUANTITATIVO)?

O exame é feito através de uma maneira simples e rápida, sendo necessário colher uma amostra de sangue em uma veia do braço do paciente. Posteriormente essa amostra será analisada para se obter os resultados.

É NECESSÁRIO ALGUM PREPARO PARA FAZER O TESTE DE GRAVIDEZ NO SANGUE QUANTITATIVO (BETA HCG QUANTITATIVO)?

O uso de biotina (vitamina B7) e suplementos alimentares que contenham biotina devem ser suspensos 3 dias antes da coleta e não é necessário estar em jejum.

QUANDO DEVO FAZER O TESTE DE GRAVIDEZ NO SANGUE QUANTITATIVO (BETA HCG QUANTITATIVO)?

O teste deve ser feito quando houver suspeita de gravidez ou atraso da menstruação. O período recomendado para fazer o teste, é aguardar 10 dias após a fecundação, ou de 1 a 2 dias após o atraso menstrual. Caso o teste seja feito fora desse período, o resultado pode dar um falso negativo.

O TESTE DE GRAVIDEZ NO SANGUE QUANTITATIVO (BETA HCG QUANTITATIVO) É CONFIÁVEL?

Sim, o teste de gravidez no sangue é muito sensível e o mais confiável. Um resultado falso negativo somente pode ocorrer quando o teste é feito muito cedo.

COMO INTERPRETAR OS RESULTADOS DO TESTE DE GRAVIDEZ NO SANGUE QUANTITATIVO (BETA HCG QUANTITATIVO)?

Os resultados podem ser observados abaixo, os números indicam a quantidade de hormônio Beta HCG que se encontra no sangue da paciente.

Valores menores que 5.00 sugerem que a mulher não está grávida, mas não excluem totalmente a possibilidade. Em caso de resultado acima de 5.00, é possível que haja gravidez. Em geral, os valores dobram a cada 48h durante as primeiras semanas de gravidez. Os valores abaixo são apenas um guia e  podem variar de acordo com cada laboratório.  

Mulheres não grávidasAbaixo (<) 5,00
Mulheres grávidasValores
2 – 7 dias 5.00 – 50.00
1 – 2 semanas de gestação50.00 – 500.00
3 – 4 semanas de gestação500.00 – 10000.00
4 – 5 semanas de gestação1000.00 – 50000.00
5 – 6 semanas de gestação10000.00 – 100000.00
6 – 8 semanas de gestação15000.00 – 200000.00
2 – 3 meses de gestação10000.00 – 100000.00

O VALOR ESTIMADO DA GESTAÇÃO ATRAVÉS DO TESTE DE GRAVIDEZ NO SANGUE QUANTITATIVO (BETA HCG QUANTITATIVO) É CORRETO?

Nem sempre, os valores são apenas estimativas de quantas semanas de gestação a pessoa está, pois os níveis de hormônio Beta HCG variam de uma mulher para outra, o ideal para confirmar o tempo de gestação, é pela sua última data da menstruação ou pelo ultrassom.

O QUE É O HORMÔNIO BETA HCG?

O Beta HCG ou Gonadotrofina Coriônica Humana é um hormônio responsável pelo desenvolvimento e manutenção do período gestacional e é produzido quase exclusivamente na gravidez. A dosagem deste hormônio é realizada amplamente para identificação de gravidez. 

QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS TESTES DE GRAVIDEZ BETA HCG QUANTITATIVO E BETA HCG QUALITATIVO NO SANGUE?

Há duas maneiras de avaliar o hormônio Beta HCG no sangue em laboratório.

O Beta HCG qualitativo,  é um exame que indica a presença ou a ausência desse hormônio, ou seja, indica se a mulher está grávida, dando apenas o resultado positivo ou negativo, sem apresentar nenhum valor, assim como o teste de gravidez de farmácia, porém esses são feitos na urina e não no sangue,

O Beta HCG quantitativo, como o nome indica, irá medir a quantidade de beta HCG no sangue. Essa quantidade, além de confirmar a gravidez, dá também uma visão geral sobre a idade gestacional. Além disso, o hormônio HCG não é exclusivo da gestação, ela pode estar aumentada em outras condições, como em uma doença que ocorre em mulheres chamada mola hidatiforme (além de poder surgir até mesmo em homens, em situações muito raras).

QUAL A DIFERENÇA DOS TESTES DE GRAVIDEZ  FEITOS NO SANGUE PARA OS TESTES FEITOS EM FARMÁCIA?

Ambos os testes são seguros, mas os mais recomendados e confiáveis são os testes de gravidez feitos no sangue. Os testes de farmácia são apenas quantitativos, ou seja, analisam somente a presença do hormônio HCG na urina e os resultados são dados em  positivo ou negativo. Os teste de gravidez feitos no sangue dão a opção de serem quantitativos e qualitativos, ou seja, pode somente dar o resultado positivo e negativo (qualitativo) ou além de confirmar a gravidez, dão uma ideia geral de qual idade gestacional que você está e ajudam a diagnosticar alguma doença que faça a concentração desse hormônio aumentar mesmo com um resultado negativo para gravidez (quantitativo). 

POSSO SABER SE ESTOU GRÁVIDA DE GÊMEOS ATRAVÉS DO TESTE DE GRAVIDEZ NO SANGUE QUANTITATIVO (BETA HCG QUANTITATIVO)?

Em casos de gravidez de gêmeos, os valores do hormônio Beta HCG tendem a ser superiores aos indicados nos valores de referência em cada semana de gestação. No entanto, a confirmação só é possível com a ultrassonografia, após a sexta semana de gestação.

HÁ CHANCES DE OCORRER UM RESULTADO FALSO POSITIVO NO TESTE DE GRAVIDEZ NO SANGUE QUANTITATIVO (BETA HCG QUANTITATIVO)?

É raro, mas pode acontecer em casos quando há morte fetal, em mulheres que estão fazendo tratamento à base de Beta HCG, gravidez ectópica (fora do útero), tumor de ovário, mola hidatiforme (tumor formado devido a um problema na concepção). 

QUAL O TEMPO DE ENTREGA DOS RESULTADOS DO TESTE DE GRAVIDEZ NO SANGUE QUANTITATIVO (BETA HCG QUANTITATIVO)?

O prazo pode variar pois depende do laboratório que será feito o exame, mas ficam prontos em média a partir de 2 horas após o exame feito.