Exame de Testosterona Total

PARA QUE SERVE O EXAME DE TESTOSTERONA TOTAL?

O exame de testosterona serve para avaliar a quantidade total de testosterona disponível no sangue e se essa quantidade está alterada, com o objetivo de ajudar a diagnosticar problemas como dificuldade de ereção, infertilidade e desenvolvimento da puberdade em homens. Em mulheres ajuda a explicar o surgimento de características masculinas no corpo (virilização), dificuldade para engravidar, além de ser um indicador da Síndrome do Ovário Policístico (SOP). 

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME DE TESTOSTERONA TOTAL?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro, mas custam em média a partir de R$ 25,00 reais. O prazo para a entrega dos resultados também varia, mas são entregues a partir de 2 dias úteis.

COMO É FEITO O EXAME DE TESTOSTERONA TOTAL?

A amostra é obtida de uma maneira simples e rápida, sendo necessário realizar uma coleta sanguínea de uma veia do braço do paciente. Em seguida a amostra será enviada para análise. 

É NECESSÁRIO ALGUM PREPARO PARA FAZER O EXAME DE TESTOSTERONA TOTAL?

Sim, é recomendado que se faça o exame duas horas antes de acordar, porque os níveis de testosterona estão mais altos no período da manhã.

Alguns laboratórios recomendam a suspensão do uso de Biotina (vitamina B7), bem como suplementos alimentares que contenham Biotina em sua composição, por 3 dias antes da coleta e informar os medicamentos em uso, em especial hormônios esteróides

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME DE TESTOSTERONA TOTAL?

Alguns laboratórios recomendam o jejum, em crianças o mínimo é de 3 horas, em adultos são 8 horas, porém em outros laboratórios não é obrigatório. Então é importante se informar no laboratório em que será feito o exame ou ao médico quanto a isso.

QUANDO DEVE SER FEITO O EXAME DE TESTOSTERONA TOTAL?

Homens que possuem suspeita de que não conseguem engravidar suas parceiras (infertilidade), que possuem dificuldade de ereção ou meninos que apresentam maturidade sexual precoce ou lenta, devem procurar ajuda médica. 

Jovens do sexo feminino que apresentam traços masculinos em seu corpo, como engrossamento da voz ou pêlos corporais em excesso (hirsutismo) ou que apresentam ausênncia da menstruação (amenorreia) ou suspeita que não pode engravidar (infertilidade), também devem procurar ajuda médica.

O QUE É TESTOSTERONA?

A testosterona é o principal hormônio masculino, responsável pela diferenciação do sexo masculino e feminino, é ele quem dá as características masculinas ao corpo, como  crescimento da barba, engrossamento da voz e aumento da massa muscular, além de estimular a produção de espermatozoides, sendo diretamente relacionado com a fertilidade masculina. A testosterona também está presente em mulheres, só que em baixas quantidades.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE TESTOSTERONA LIVRE E TESTOSTERONA TOTAL?

A testosterona total é toda testosterona que está em nosso corpo e normalmente ela está ligada à SHBG e a albumina, quando a testosterona está ligada a SHBG ela não pode exercer a sua função. Porém uma parte dessa testosterona está disponível para exercer sua função nos tecidos do corpo, chamada de testosterona livre. Ela pode estar ligada fracamente a albumina ou estar livre e corresponde a 2 a 3% da testosterona total. A dosagem da testosterona livre é justamente feita para saber qual o nível de testosterona livre está disponível para atuar no corpo e essa dosagem é feita com base nos níveis de testosterona total.

QUAIS OS VALORES NORMAIS DOS NÍVEIS DE TESTOSTERONA TOTAL NO ORGANISMO?

Em homens, os valores dos níveis de testosterona normais dependem da idade. Os níveis baixos de testosterona causam sintomas como, fadiga, perda de pêlo, perda do desejo sexual, infertilidade e diminuição da massa muscular o caso de testosterona alta, podem ser gerados sintomas como acne, irritabilidade, puberdade precoce, crescimento da próstata, entre outros. Os valores de testosterona total descritos abaixo são apenas um guia, pois podem variar de um laboratório para o outro.

IdadeValores
20 a 49 anos160 ng/dL e 726 ng/dL
Acima de 50 anos129 ng/dL e 767 ng/dL

Em mulheres, os valores normais de testosterona dependem da fase do ciclo menstrual no momento do exame, de acordo com a tabela abaixo. Valores baixos podem levar à perda de desejo sexual, ganho de peso, fragilidade dos ossos e fadiga. O uso de pílulas anticoncepcionais pode ser uma causa. Em caso de resultados altos, pode haver aumento da distribuição de pelos em locais como rosto, tronco e virilha, aumento da oleosidade da pele, alteração da voz e crescimento do clitóris. Os valores de testosterona total descritos abaixo são apenas um guia, pois podem variar de um laboratório para o outro.

Fase do ciclo menstrualValores
Fase folicular ( primeiro 15 dias da menstruação< 118 ng/mL
Pico ovulatório (dia 14)< 73 ng/mL
Fase Luteínica (do dia 15 até menstruar)< 119 ng/mL
Menopausa< 43 ng/mL
Uso de contraceptivo oral< 110 ng/mL

QUAIS OS VALORES NORMAIS DOS NÍVEIS DE TESTOSTERONA LIVRE NO ORGANISMO?

Os valores dos níveis de testosterona livre normais dependem da idade e do sexo, assim como os valores de testosterona total. Os valores de testosterona livre descritos abaixo são apenas um guia, pois podem variar de um laboratório para o outro.

Homens de  21 a 49 anosDe 3,03 a 14,80 ng/dL
Homens de 50 a 89 anos    De 1,81 a 10,20 ng/dL
Mulheres de 21 a 60 anosDe 0,08 a 1,11 ng/dL
Mulheres de 45 a 87 anos (Pós-menopausa)De 0,05 a 0,88 ng/dL