Exame de Sorologia para HIV (Teste de AIDS ou Anticorpos ANTI-HIV)

EXAME DE SOROLOGIA PARA HIV (TESTE DE AIDS OU ANTICORPOS ANTI-HIV)

PARA QUE SERVE O EXAME DE SOROLOGIA PARA HIV (TESTE DE AIDS OU ANTICORPOS ANTI-HIV)?

O exame de sorologia para HIV feito pelo método ELISA, detecta os anticorpos (anti-HIV) que atuam contra o vírus HIV no sangue e em outros líquidos corporais. A finalidade do exame é simples, os anticorpos contra o vírus HIV só serão detectados no sangue se o paciente tiver sido contaminado com o vírus. Pessoas que nunca tiveram contato com o vírus não possuem a probabilidade de desenvolver anticorpos contra o mesmo.

QUAL O PREÇO DO EXAME DE SOROLOGIA PARA HIV?

Os valores podem variar pois depende do laboratório que será feito o exame, mas custam em média a partir de R$ 40,00 reais.

COMO É FEITO O  EXAME DE SOROLOGIA PARA HIV?

O exame é feito através de uma amostra de sangue, que será obtida por uma coleta sanguínea, em uma veia do braço, sendo a maneira mais recomendada pelo Ministério da Saúde, porém há testes que podem ser feitos através de amostras de urina ou saliva, em alguns casos. Em coleta oral será colocada uma espátula entre os dentes e a bochecha, que é esfregada uma vez na parte externa das gengivas superior e inferior.

É NECESSÁRIO ALGUM PREPARO PARA FAZER O EXAME DE SOROLOGIA PARA HIV?

Não é necessário nenhum preparo e nem estar em jejum.

QUAL O TEMPO CERTO PARA FAZER O EXAME DE SOROLOGIA PARA HIV?

O intervalo de tempo entre o momento da contaminação por um vírus até a produção de quantidade suficiente de anticorpos no sangue, se chama janela imunológica. Então, o exame deve ser feito a partir de pelo menos 30 dias após a situação de risco, tempo que os anticorpos do vírus HIV podem ser detectados. 

O EXAME DE SOROLOGIA PARA HIV PODE DAR NEGATIVO MESMO SE A PESSOA ESTIVER INFECTADA?

Sim, caso o exame seja feito antes de 30 dias, o resultado pode ser negativo mesmo que a pessoa esteja infectada, pois a exposição do vírus está recente. Neste caso, será necessário outros métodos, como por exemplo, o exame de carga viral do HIV, que detecta diretamente o vírus.

O QUE SÃO ANTICORPOS? 

Os anticorpos são proteínas produzidas pelo nosso sistema imunológico, com o objetivo de defender o organismo contra agentes infecciosos específicos.

O EXAME DE SOROLOGIA PARA HIV É CONFIÁVEL?

As atuais técnicas de sorologias para HIV conseguem detectar a presença de anticorpos contra o HIV-1 (subtipo mais comum e agressivo) e HIV-2 (subtipo menos contagioso e menos agressivo), porém é necessário fazer exames complementares para confirmar a presença do vírus no organismo caso o resultado dê positivo. Os outros métodos  sorológicos para a confirmação do resultado são os testes de Imunofluorescência Indireta (IFI) e/ou Western Blot (WB). Contudo, na suspeita de infecção recente, com possível contágio ocorrido há menos de quatro semanas ou diante de sinais sugestivos de infecção pelo vírus, o exame de carga viral é a metodologia preferencial para confirmar o resultado.

QUEM DEVE FAZER O EXAME DE SOROLOGIA PARA HIV?

Algumas organizações recomendam a triagem para HIV de todas as pessoas com mais de 13 anos de idade. O exame é importante para grupos de risco ou  pessoas expostas ao HIV, e é extremamente aconselhado realizar o teste:

  • Pessoas que tiveram três ou mais parceiros sexuais nos últimos 12 meses;
  • Pessoas que não estão seguras sobre comportamentos de risco de seus parceiros sexuais;
  • Homens que fizeram sexo com outros homens;
  • Usuários de drogas injetáveis, em especial quando compartilham agulhas ou outros equipamentos;
  • Pessoas portadoras de doenças sexualmente transmissíveis;
  • Profissionais de saúde expostos a contato direto com sangue;
  • Mulheres grávidas. Há tratamentos novos que reduzem muito o risco de transmissão do HIV da mãe para o bebê;
  • Mulheres que querem garantir que não estejam infectadas com o HIV antes de engravidar.

QUAIS OS POSSÍVEIS RESULTADOS DO EXAME DE SOROLOGIA PARA HIV?

Os resultados são expressos em:

Reagente – positivo para os anticorpos anti-HIV;

Não reagente – negativo para os anticorpos anti-HIV.

Um exame negativo significa apenas que não há infecção no momento do exame. Portanto pessoas com risco aumentando para contrair o vírus, é recomendado fazer os exames periodicamente. Quando o paciente possui um resultado positivo de anticorpos anti-HIV por ELISA e se forem confirmados por Western Blot, por exemplo, isso significa que há infecção pelo vírus. 

O EXAME DE SOROLOGIA PARA HIV PODE SER FEITO EM RECÉM-NASCIDOS?

Não, os anticorpos da mãe são transferidos para o bebê e ficam em circulação no sangue do mesmo durante 6 a 12 meses, portanto deve ser usado exames de detecção direta do vírus.

QUAL O TEMPO DE ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME DE SOROLOGIA PARA HIV?

O prazo pode variar pois depende do laboratório que será feito o exame, mas ficam prontos em média a partir de 2 dias úteis.