Exame de PCR para Clamídia

PARA QUE SERVE O EXAME DE PCR PARA CLAMÍDIA (Chlamydia trachomatis)

O exame de PCR (Reação em Cadeia de Polimerase) para clamídia é um teste genético, que tem como objetivo detectar o material genético (DNA) da bactéria Chlamydia trachomatis em amostras de urina de primeiro jato, raspado vaginal, raspado de colo uterino, raspado uretral, raspado retal, raspado de orofaringe, raspado de conjuntiva, aspirado de linfonodo ou líquido sinovial, para confirmar ou excluir o diagnóstico de infecção por Chlamydia trachomatis.

QUAL O PREÇO E O TEMPO DE ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME DE PCR PARA CLAMÍDIA (Chlamydia trachomatis)

Os valores podem variar de um laboratório para o outro, mas custam em média a partir de R$ 100,00 reais. O prazo para a entrega dos resultados também varia, mas normalmente são entregues a partir de 2 dias úteis.

COMO É FEITO O EXAME DE PCR PARA CLAMÍDIA (Chlamydia trachomatis)?

As amostras para serem analisadas podem ser coletadas em urina de primeiro jato, raspado vaginal, raspado de colo uterino, raspado uretral, raspado retal, raspado de orofaringe, raspado de conjuntiva, aspirado de linfonodo ou líquido sinovial. Portanto, cabe ao médico indicar em qual área será realizada a coleta e por isso o procedimento pode variar. Consulte seu médico para melhores informações.

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O  EXAME DE PCR PARA CLAMÍDIA (Chlamydia trachomatis)?

Não é preciso estar em jejum.

QUANDO DEVE SER FEITO O EXAME DE PCR PARA CLAMÍDIA (Chlamydia trachomatis)?

Mulheres com corrimento vaginal e dor abdominal e homens com secreção peniana e dor durante a micção devem procurar um médico. Porém, muitas pessoas não apresentam sintomas, então esse exame pode ser feito como triagem nas seguintes indicações:

  • Triagem anual em mulheres sexualemente ativas até os 25 anos e aquelas com fatores de risco após essa idade;
  • Homossexuais devem ser testados anualmente;
  • Em gestantes com 25 anos de idade é recomendado ou quando há um risco aumentado de infecção. Grávidas infectadas devem ser tratadas, e o exame precisa ser repetido em 3 a 6 meses, de preferência no terceiro trimestre de gestação;
  • Testes de Clamídia também devem ser feitos em recém-nascidos com conjuntivite.

Os fatores de risco de clamídia são

  • Infecção anterior por clamídia;
  • Outras doenças transmitidas sexualmente, incluindo HIV;
  • Parceiros sexuais múltiplos;
  • Não usar preservativos;
  • Trabalhadores de sexo comercial;
  • Usuários de drogas ilícitas;
  • Relações sexuais no início da adolescência;
  • Presidiários.

COMO ENTENDER OS RESULTADOS DO EXAME DE PCR PARA CLAMÍDIA (Chlamydia trachomatis)?

Os resultados são expressos em não detectado (negativo) detectado (positivo).

Positivo: Significa que há infecção por Chlamydia trachomatis e deve começar o tratamento com antibiótico para combater a infeção.

Negativo: Significa que não há infecção por Chlamydia trachomatis no momento do exame.

O QUE É CLAMÍDIA?

A Clamídia é uma doença sexualmente transmissível, causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que pode afetar homens e mulheres e ser transmitida da mãe para o feto, sendo a doença transmitida sexualmente mais comum no Brasil e em outros países. Entre os sintomas estão dor ao urinar, presença de secreção fluida e aumento no número de micções. Entretanto, essa doença nem sempre gera sintomas, passando despercebida por anos e por isso as pessoas contaminadas tornam-se fontes de contaminação permanentes.