Exame de Glicose Pós Prandial
PARA QUE SERVE O EXAME DE GLICOSE PÓS PRANDIAL DE 2 HORAS?
A palavra pós prandial significa depois de uma refeição, esse exame irá avaliar como estão os níveis de glicose no sangue, depois de uma refeição contendo carboidratos. O aumento exagerado de glicose no sangue (hiperglicemia) depois da refeição, está associado ao Diabetes mellitus tipo 2
QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME DE GLICOSE PÓS PRANDIAL DE 2 HORAS?
Os valores podem variar de um laboratório para o outro e a localidade, mas custam em média a partir de R$ 6,00 reais. O prazo para a entrega dos resultados também varia, mas normalmente são entregues em até 1 dia útil.
COMO É FEITO O EXAME DE GLICOSE PÓS PRANDIAL DE 2 HORAS?
O exame é feito através da coleta de uma amostra de sangue de uma veia do braço do paciente. Entretanto, o exame em si começa antes da coleta. É preciso que se inicie no almoço ou no café da manhã, quando começar a ingerir a refeição, o paciente deve anotar o horário que começou a comer. Pode comer normalmente.
Antes de completar duas horas após a refeição, o paciente já deve estar no laboratório, quando atingir o tempo de 2 horas avise a equipe do laboratório para que seja realizada a coleta do sangue.
O exame também pode ser feito diretamente no laboratório. Será fornecido ao paciente
uma determinada quantidade de glicose preparada diretamente no local. Em seguida, o paciente deverá aguardar a janela de duas horas para que a coleta de sangue seja realizada o exame
As recomendações acima podem variar, sendo necessário seguir as recomendações do médico.
É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME DE GLICOSE PÓS PRANDIAL DE 2 HORAS?
De maneira nenhuma, a intenção do exame é que ele seja feito após a refeição, então não deve ser feito em jejum.
HÁ ALGUMA RECOMENDAÇÃO PARA FAZER O EXAME DE GLICOSE PÓS PRANDIAL DE 2 HORAS?
- O paciente não pode ingerir bebidas alcoólicas 24 horas antes e depois da refeição, podendo ingerir apenas água moderadamente até o momento da coleta do sangue.
- Se o médico solicitar também o exame de glicemia de jejum, a coleta do sangue deve ser feita neste mesmo dia, no período da manhã.
- O uso de medicamentos para diabetes não deve ser suspenso, a não ser que exista informação contrária do médico assistente. Se a glicemia de jejum também tiver sido solicitada e a coleta da glicose pós-prandial não for possível no mesmo dia, colher glicose pós prandial preferencialmente até três dias após a glicemia de jejum.
QUANDO DEVE SER FEITO O EXAME DE GLICOSE PÓS PRANDIAL DE 2 HORAS?
Este exame é solicitado pelo médico, normalmente quando o valor do exame de glicose em jejum vem alterado, entre 100 e 125 mg/dL, normalmente é indicado que se faça o exame de glicose pós prandial, com a finalidade de confirmar uma possível diabetes.
COMO ENTENDER OS RESULTADOS DO EXAME DE GLICOSE PÓS PRANDIAL DE 2 HORAS?
Para pacientes sem diabetes o valor normal para a glicose pós prandial de duas horas é inferior a 140 mg/dl. Os níveis são levemente mais elevados nas pessoas acima dos 50 anos. Em pacientes com uma possível Diabetes mellitus tipo 2, ocorre um atraso da secreção de insulina, e desta forma a glicose pós prandial apresenta elevada., sendo superior a 200 mg/dl. É recomendado que a glicemia pós prandial em indivíduos com diabetes do tipo 2 fique abaixo de 180 mg/dl. Leve sempre o resultado do exame para ser avaliado por um médico, somente ele poderá diagnosticar e indicar o melhor tratamento.