Exame de AIDS (CARGA VIRAL DO HIV)

PARA QUE SERVE O EXAME DE CARGA VIRAL DO HIV?

O exame de carga viral do HIV, serve para medir a quantidade da carga viral do vírus da imunodeficiência humana (HIV) no sangue de uma pessoa infectada, pelo método de PCR. Esse método irá detectar o material genético do vírus (RNA). O vírus quando entra no organismo destrói as células imunológicas e produz cópias de si mesmo, será a quantidade dessas cópias que o exame irá analisar. Esse exame geralmente é solicitado junto com outro exame que se chama contagem de linfócitos CD4 e os resultados fornecem uma base para comparação futura e indicam se o tratamento deve ser iniciado imediatamente. Por fim, o exame de carga viral monitora a evolução da doença, verifica a eficácia do tratamento com medicamentos, faz a confirmação de um teste de triagem quando dá positivo ou indeterminado e em alguns casos é utilizado para pesquisar a infecção pelo HIV após uma exposição recente ao vírus.

QUAL O VALOR DO EXAME DE CARGA VIRAL DO HIV?

Os valores podem variar pois depende do laboratório que será feito o exame, mas custam em média a partir de R$ 250,00 reais. Entretanto, o exame de carga viral é oferecido pelo SUS gratuitamente.

COMO É FEITO O EXAME DE CARGA VIRAL DO HIV?

O exame é feito de forma simples e rápida, sendo necessário coletar uma amostra de sangue da veia do braço do paciente, para obter a amostra.

É NECESSÁRIO PREPARO PARA O EXAME DE CARGA VIRAL DO HIV?

Não há preparo para o exame e nem mesmo estar em jejum.

QUANDO FAZER O EXAME DE CARGA VIRAL DO HIV?

Esse exame é feito principalmente quando o paciente já apresenta um resultado positivo de infecção pelo HIV, para iniciar o tratamento contra o vírus e monitorá-lo. Quando o paciente inicia o tratamento com retrovirais para combater o vírus do HIV, o médico irá pedir este exame em duas a oito semanas após o tratamento para avaliar a eficácia do tratamento, sendo realizado a cada três a quatro meses ou a critério médico, para ser monitorado a longo prazo. Além disso, em alguns casos é usado para diagnosticar uma infecção recente e o período para fazer o exame é de 3 a 8 semanas após o contágio. 

COMO INTERPRETAR OS RESULTADOS DO EXAME DE CARGA VIRAL DO HIV?

Os resultados são dados em indetectável ou detectável para as cópias do vírus que são analisadas.

  • Carga viral entre 100.000 e 1 milhão de cópias são consideradas altas. Em geral, esses resultados são encontrados em pacientes não tratados.
  • Em pacientes em tratamento, a caga viral oscila entre 5.000 e 10.000 cópias/ml e indicam inibição da replicação viral e melhora da doença.  Caso o paciente esteja em tratamento e ainda apresenta carga viral alta, indicam piora da infecção ou resistência aos medicamentos.
  • Entre 40 a 500 cópias/ml, indica progresso lento da doença.
  • Resultado com carga viral indetectável: Significa  que o número de cópias do HIV por mL de sangue está abaixo do limite necessário para a detecção do exame, indicando a eficácia do tratamento.

UM RESULTADO INDETECTÁVEL NO EXAME DE CARGA VIRAL DO HIV SIGNIFICA QUE ESTOU CURADO?

Não significa que o paciente está curado, somente que na hora da análise no sangue o HIV estava em baixas concentrações, indicando que o tratamento está sendo eficaz. 

É consenso na comunidade científica que quando o exame de carga viral é indetectável, há baixo risco de transmissão do vírus por via sexual, no entanto é importante mesmo assim fazer uso do preservativo na relação sexual. Além disso, a pessoa com carga viral indetectável viverá tanto quanto uma pessoa não portadora do vírus e com a mesma qualidade de vida.

QUAL O TEMPO DE ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME DE CARGA VIRAL DO HIV?

O prazo pode variar pois depende do laboratório que será feito o exame, mas ficam prontos em média a partir de 3 dias úteis.