Sorologia para Mononucleose infecciosa IgG e IgM

PARA QUE SERVE A SOROLOGIA PARA MONONUCLEOSE INFECCIOSA IGG E IGM (ANTICORPOS ANTI CAPSÍDEO VIRAL (VCA)?

A Mononucleose infecciosa conhecida como a doença do beijo é causada pelo vírus Epstein-Barr, quando o nosso organismo entra em contato com esse vírus são produzidos anticorpos para combater diferentes partes do vírus. A pesquisa de anticorpos IgG e IgM (VCA) para Mononucleose serve para detectar os anticorpos específicos que são produzidos para combater o antígeno do capsídeo viral (VCA) do Epstein-Barr, no sangue de pessoas que estão supostamente com a infecção, para confirmar a doença e em qual período ela se encontra (aguda ou passada).

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DA SOROLOGIA PARA MONONUCLEOSE INFECCIOSA IGG E IGM ?

Os valores variam de um laboratório para o outro, mas custam em média a partir de R$ 50,00 reais. O prazo para a entrega também varia, mas são entregues a partir de 3 dias úteis.

COMO É FEITA A SOROLOGIA PARA MONONUCLEOSE INFECCIOSA IGG E IGM?

O exame é feito através do sangue de uma pessoa supostamente infectada. Essa amostra é obtida de uma maneira simples e rápida, sendo necessário realizar uma coleta de sangue de uma veia do braço do paciente.

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER A SOROLOGIA PARA MONONUCLEOSE INFECCIOSA IGG E IGM?

Não é necessário estar em jejum para fazer este exame e nem mesmo algum tipo de preparação anterior.

QUANDO DEVE SER FEITA A SOROLOGIA PARA MONONUCLEOSE INFECCIOSA IGG E IGM?

A pesquisa de anticorpos IgG e IgM para Mononucleose infecciosa deve ser feita a partir do sétimo (7) dia de sintomas, em alguns casos os anticorpos já podem ser detectados no sangue, porém em algumas pessoas os anticorpos são detectados após 10 dias. O médico irá solicitar o exame diante dos sintomas que o paciente apresenta, como febre alta, aumento das ínguas no corpo, dor de cabeça, dor no corpo (musculares), dor na garganta, enjoos, entre outros. A doença costuma ocorrer em pessoas de 14 a 24 anos, mas pode ocorrer em crianças e pessoas acima dessas idades. Às vezes a doença pode passar despercebida e a pessoa não sente nenhum sintoma.

COMO ENTENDER OS RESULTADOS DA SOROLOGIA PARA MONONUCLEOSE INFECCIOSA IGG E IGM?

O resultado desse exame irá mostrar se os anticorpos contra o vírus Epstein-Barr, causador da Mononucleose Infecciosa, foi entrado no sangue, de acordo com seus valores de referência. O resultado do exame deve ser sempre interpretado por um médico, pois ele interpretará os resultados de acordo com o paciente. Portanto as interpretações abaixo são apenas um guia.

  • Anticorpos IgG não reagentes (negativo) devem ter valores inferiores a 0,75 e reagentes (positivos) superior a 1,0. Quando os valores são de 0,75 a 1,0 é considerado um resultado indeterminado.
  • Anticorpos IgM não reagentes (negativo) devem ter valores inferiores a 0,49 e reagentes (positivos) superior a 1,0. Quando os valores são de 0,49 a 1,0 é considerado um resultado indeterminado.
  • IgM positivo isoladamente (somente ele foi detectado no sangue): Não é considerado positivo para a doença, pois nesse caso o IgG deve ser positivo também.
  • IgG e IgM positivo: Indica infecção aguda pela mononucleose ou recente.
  • Somente o IgG positivo: Indica que a pessoa já teve a doença em alguma momento na vida, esses anticorpos são permanentes, ou seja, ficaram no corpo para sempre.

A SOROLOGIA PARA MONONUCLEOSE INFECCIOSA IGG E IGM TEM OUTRO NOME?

Sim, também pode ser chamado de Viral Capsid Antigen, Anti VCA, Epstein Barr IgG e IgM, Anticorpos Anti EBV, Anticorpo anti capsídeo viral (VCA), entre outros.