Exame ANTI-SM (Anticorpos ANTI-SM)

PARA QUE SERVE O EXAME ANTI-SM (ANTICORPOS ANTI-SM)?

Os anticorpos Anti-Sm são autoanticorpos encontrados em pessoas com Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES). O exame anti-Sm serve para detectar esse anticorpo no sangue e contribuir no auxílio para confirmar o diagnóstico da doença. O Anti-Sm é altamente específico para LES, sendo encontrado em 15% a 30% dos portadores dessa doença. Apesar da alta especificidade, a sua sensibilidade é baixa, um resultado negativo não descarta a possibilidade de LES.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME ANTI-SM (ANTICORPOS ANTI-SM)?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro, mas custam em média a partir de 

R$ 30,00 reais. O prazo para a entrega também varia, mas normalmente são entregues a partir de 3 dias úteis.

COMO É FEITO O EXAME ANTI-SM (ANTICORPOS ANTI-SM)?

O exame é feito através de uma amostra de sangue, sendo necessário realizar uma simples coleta de sangue de uma veia do braço do paciente. 

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME ANTI-SM (ANTICORPOS ANTI-SM)?

Alguns laboratórios não pedem jejum, porém outros pedem jejum de 4 ou 8 horas, sendo assim, é importante buscar essa informação no laboratório em que será feito o exame.

O EXAME ANTI-SM (ANTICORPOS ANTI-SM) PRECISA DE PREPARO?

O exame Anti-Sm não precisa de nenhum preparo.

QUANDO É FEITO O EXAME ANTI-SM (ANTICORPOS ANTI-SM)?

O exame Anti-Sm é solicitado pelo médico em casos onde há suspeita de doenças autoimunes, especialmente em Lúpus eritematoso sistêmico, a partir de sinais e sintomas sugestivos da doença e quando fazem outros testes que dão positivo para o LES. O anticorpo Anti-Sm é considerado um marcador para o Lúpus, sendo altamente específico com 99% de especificidade. Sendo assim, o Anti-Sm está incluído nos critérios de diagnóstico do mesmo. 

COMO ENTENDER OS RESULTADOS DO EXAME ANTI-SM (ANTICORPOS ANTI-SM)?

O resultado do exame mostrará se os anticorpos Anti-Sm foram detectados no sangue ou não e isso é baseado nos valores de referência desses anticorpos. Os valores de referência abaixo são apenas um guia, pois podem variar de um laboratório para o outro. Se os anticorpos foram encontrados, somente o médico dará o diagnóstico correto para a doença em questão.

  • Não reagente (não detectado) : Inferior a 7,0 U/mL. Apesar da alta especificidade, a sua sensibilidade é baixa, um resultado negativo não descarta a possibilidade de LES.
  • Indeterminado (não foi possível saber se o anticorpo foi detectado ou não: De 7,0  a 10,0 U/mL;
  • Reagente (os anticorpos Anti-Sm foram detectados no sangue): Superior a 10,0 U/mL.