Exame Anti-Ribossomal P (Proteína P Ribossomal)

PARA QUE SERVE O EXAME ANTI-RIBOSSOMAL P (PROTEÍNA P RIBOSSOMAL)?

Os anticorpos Anti-ribossomal P são autoanticorpos altamente específicos para Lúpus Eritematoso Sistémico (LES), estando presente de 15 a 20% em pessoas portadoras dessa doença. Sendo assim, o exame Anti-Ribossomal P serve para detectar a presença desse anticorpo no sangue de pessoas com suspeita de LES, para auxiliar no diagnóstico da doença. Além disso, é útil na investigação de quadros de psicose e surtos em pacientes com LES, pois há evidências de associação da presença deste anticorpo na doença com problemas neuropsiquiátricos, entretanto, é um assunto em discussão.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME ANTI-RIBOSSOMAL P (PROTEÍNA P RIBOSSOMAL)?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro, mas custam em média a partir de 

R$ 240,00 reais. O prazo para a entrega também varia, mas normalmente são entregues em a partir de 6 dias úteis.

COMO É FEITO O EXAME ANTI-RIBOSSOMAL P (PROTEÍNA P RIBOSSOMAL)?

O exame é feito através de uma amostra de sangue, sendo necessário realizar uma simples coleta de sangue de uma veia do braço do paciente. 

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME ANTI-RIBOSSOMAL P (PROTEÍNA P RIBOSSOMAL)?

Não é necessário estar em jejum para fazer o exame Anti-ribossomal P. 

O EXAME ANTI-RIBOSSOMAL P (PROTEÍNA P RIBOSSOMAL) PRECISA DE PREPARO?

O exame Anti-ribossomal P não precisa de nenhum preparo. Entretanto, é importante informar ao médico ou laboratório em que será feito o exame, se faz o uso de remédios e quais nos últimos sete dias, especialmente quando tratam-se de medicamentos com efeitos anticoagulantes. 

QUANDO É FEITO O EXAME ANTI-RIBOSSOMAL P (PROTEÍNA P RIBOSSOMAL)?

O exame Anti-ribossomal P é solicitado pelo médico para auxiliar no diagnóstico de Lúpus Eritematoso Sistêmico, particularmente em pessoas em que o FAN deu positivo e outros marcadores para LES deram negativo. Pode ser feito também para  monitorar o tratamento da doença e na investigação de quadros de psicose e surtos em pacientes com LES, pois há evidências de associação da presença deste anticorpo na doença com problemas neuropsiquiátricos, entretanto, é um assunto em discussão. Embora o Anti-ribossomal P seja um marcador para o Lúpus, ele pode ser detectado também em pessoas com doenças de Chagas, sempre na ausência de manifestação clínica de LES e em até 10% dos pacientes com hepatite autoimune. Vale ressaltar que a presença de Anti-P em pacientes com diagnóstico de Esclerose Sistêmica, Dermatomiosite/Polimiosite ou doença Mista do Tecido Conjuntivo indica síndrome de superposição com LES. A síndrome de superposição com LES é um estado no qual uma mesma pessoa apresenta mais de uma doença reumática.

COMO ENTENDER OS RESULTADOS DO EXAME ANTI-RIBOSSOMAL P (PROTEÍNA P RIBOSSOMAL)?

O resultado do exame mostrará se os anticorpos Anti-ribossomal P foram detectados no sangue ou não e isso é baseado nos valores de referência desses anticorpos. Os valores de referência abaixo são apenas um guia, pois podem variar de um laboratório para o outro. Se os anticorpos foram encontrados, somente um reumatologista pode definir, juntando os exames e os sintomas do paciente, se ele tem ou não Lúpus.

  • Não reagente (não detectado) : Inferior a 10 U/mL;
  • Reagente (os anticorpos Anti-P foram detectados no sangue): maior ou igual a 10 U/mL.