Exame ANTI-DNA (Anticorpos ANTI-DNA)

PARA QUE SERVE O EXAME ANTI-DNA (ANTICORPOS ANTI-DNA)?

Os anticorpos Anti-DNA são autoanticorpos encontrados em pessoas com Lúpus Eritematoso Sistêmico. O exame anti-DNA serve para detectar esse anticorpo no sangue e contribuir para confirmar o diagnóstico da doença. Os Anti-DNA são encontrados em cerca de 40% a 70% em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico (LES) ativo. Porém, não é uma exame específico, podendo também estar presente em baixas concentrações em outras doenças, como na artrite reumatóide (AR), Síndrome de Sjogren, doença mista do tecido conjuntivo, miastenia gravis e infecções, por exemplo,  mas são principalmente associados ao Lúpus.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME ANTI-DNA (ANTICORPOS ANTI-DNA)?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro, mas custam em média a partir de 

R$ 85,00 reais. O prazo para a entrega também varia, mas normalmente são entregues a partir de 3 dias úteis.

COMO É FEITO O EXAME ANTI-DNA (ANTICORPOS ANTI-DNA)?

O exame é feito através de uma amostra de sangue, sendo necessário realizar uma simples coleta de sangue de uma veia do braço do paciente. 

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME ANTI-DNA (ANTICORPOS ANTI-DNA)?

Alguns laboratórios não pedem jejum, porém outros pedem jejum de 4 ou 8 horas, sendo assim, é importante buscar essa informação no laboratório em que será feito o exame.

O EXAME ANTI-DNA (ANTICORPOS ANTI-DNA) PRECISA DE PREPARO?

O exame Anti-DNA não precisa de nenhum preparo.

QUANDO É FEITO O EXAME ANTI-DNA (ANTICORPOS ANTI-DNA)?

O exame Anti-DNA é solicitado pelo médico em casos onde há suspeita de doenças autoimunes, especialmente em Lúpus Eritematoso Sistêmico, a partir de sinais e sintomas sugestivos da doença e quando fazem outros testes como o FAN, que dão positivo para o LES. Além disso, o exame Anti-DNA pode ser feito periodicamente para monitorar a progressão da doença ou crises em uma pessoa que foi diagnosticada com Lúpus. É possível que ele seja repetido quando o exame inicial tiver um resultado negativo, mas os sinais e sintomas estão persistindo e há uma forte suspeita de que a pessoa esteja com a doença.

COMO ENTENDER OS RESULTADOS DO  EXAME ANTI-DNA (ANTICORPOS ANTI-DNA)

O resultado do exame mostrará se os anticorpos Anti-DNA foram detectados no sangue ou não e isso é baseado nos valores de referência desses anticorpos. Os valores de referência abaixo são apenas um guia, pois podem variar de um laboratório para o outro. Se os anticorpos foram encontrados, somente o médico dará o diagnóstico correto para a doença em que a pessoa é portadora.

  • Negativo: Inferior a 68,6 UI/mL;
  • Moderadamente Positivo: 68,6 a 229,0 UI/mL;
  • Fortemente Positivo: Superior a 229,0 UI/mL.

Os resultados do exame são relacionados com sinais e sintomas e outros testes para confirmar o diagnóstico. Um resultado fortemente positivo está associado à presença de Lúpus e ela costuma estar significativamente aumentada durante ou um pouco antes de uma crise. Em casos positivos em que a pessoa apresenta sinais e sintomas, provavelmente ela tem Lúpus, principalmente se já foram feitos outros testes e deram positivos, como a pesquisa de anticorpos Anti-Sm. Mesmo um resultado negativo, não descarta a possibilidade de Lúpus, pois nem todos os portadores da doença podem apresentar esse autoanticorpo.