Teste rápido para Leptospirose (IgG E IgM)

PARA QUE SERVE O TESTE RÁPIDO PARA LEPTOSPIROSE (IGG E IGM)?

Os anticorpos IgG e IgM são produzidos pelo sistema imunológico para combater as bactérias (gênero Leptospira) causadoras da Leptospirose. Esse teste serve para detectar esses anticorpos no sangue, para auxiliar a diagnosticar rapidamente pessoas que supostamente foram infectadas por essa doença, em até 20 minutos, através de uma simples furadinha no dedo. Um resultado rápido possibilita ao médico tomar decisões com relação ao tratamento da doença e outras condutas para que o paciente não evolua para um quadro grave.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO TESTE RÁPIDO PARA LEPTOSPIROSE (IGG E IGM)?

O teste rápido é feito em ambiente hospitalar, por isso o ideal é buscar essa informação no local. Porém, ele é oferecido gratuitamente pelo SUS, sendo feito em hospitais públicos. Os resultados podem ser revelados em até 20 minutos.

COMO É FEITO O TESTE RÁPIDO PARA LEPTOSPIROSE (IGG E IGM)

A amostra de sangue é obtida de uma maneira simples e rápida, sendo necessário que o profissional de saúde dê uma furadinha no dedo do paciente. Porém, o teste também pode ser feito através de uma coleta de sangue normal, em uma veia do braço do paciente. 

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O TESTE RÁPIDO PARA LEPTOSPIROSE (IGG E IGM)

Não é preciso estar em jejum para fazer o teste rápido para Leptospirose.

É PRECISO ALGUM PREPARO PARA FAZER O TESTE RÁPIDO PARA LEPTOSPIROSE (IGG E IGM)

Para esse exame, não é preciso nenhum preparo especial antes de realizá-lo.

QUANDO DEVE SER FEITO O TESTE RÁPIDO PARA LEPTOSPIROSE (IGG E IGM)?

Os anticorpos IgM produzidos contra a bactéria da Leptospirose podem ser detectados no sangue de 4 a 5 dias depois do surgimento dos sintomas, podendo permanecer cerca de 5 meses. Portanto, é nesse período a partir de 4 a 5 dias que o exame deve ser feito para auxiliar a diagnosticar a doença. Os anticorpos IgG são produzidos depois, mas raramente são detectados no sangue e quando aparecem ocorrem irregularmente, então não são considerados como um bom marcador da doença. Os sintomas iniciais da Leptospirose incluem dores no corpo (musculares), febre, icterícia (cor amarelada na pele ou no branco dos olhos), cansaço, dores de cabeça intensa, vômitos, enjôos, entre outros.

COMO A LEPTOSPIROSE É TRANSMITIDA?

A Leptospirose é transmitida pela urina de animais infectados com a bactéria, principalmente por ratos de esgoto em áreas urbanas. A bactéria penetra na pele através de feridas ou pelas mucosas na boca, olho e nariz. Além disso, pode penetrar na pele sem nenhuma lesão, que são mergulhadas por um longo período em água ou lama contaminada. Situações de enchentes onde a água do esgoto está presente é um risco para que isso aconteça. 

.COMO ENTENDER OS RESULTADOS DO TESTE RÁPIDO PARA LEPTOSPIROSE (IGG E IGM)?

O resultado do exame mostrará se os anticorpos IgM e IgG produzidos contra a bactéria da Leptospirose foram detectados no sangue, como mencionado acima, raramente o IgG é detectado, então o IgM é mais relevante. Vale ressaltar que esse teste é feito apenas para triagem, não é um teste confirmatório, em casos positivos outros exames serão feitos para confirmar o diagnóstico.

Um resultado onde os anticorpos não foram detectados, indica que não há evidência da doença ou a quantidade desses anticorpos não puderam ser detectados pelo teste. Um teste negativo não exclui o diagnóstico quando ainda há desconfiança que a pessoa esteja com a doença, sendo necessário fazer outros exames mais sensíveis para descartar a Leptospirose. Um resultado positivo indica que a infecção ocorreu ou está ocorrendo.

O TESTE RÁPIDO PARA LEPTOSPIROSE É CONFIÁVEL?

Sim, eles são confiáveis, a maioria dos testes oferecidos de diferentes marcas possui sensibilidade maiores que 99% e especificidade em 100%.