Sorologia para Leptospirose IgM

PARA QUE SERVE A SOROLOGIA PARA LEPTOSPIROSE IGM?

Os anticorpos IgM são proteínas produzidas pelo sistema imunológico para combater algum tipo de infecção, neste caso, esses anticorpos são produzidos para combater as bactérias (gênero Leptospira) causadoras da Leptospirose. A sorologia para Leptospirose serve para detectar a presença desses anticorpos no sangue, para diagnosticar pessoas que foram infectadas por essas bactérias.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS  DA SOROLOGIA PARA LEPTOSPIROSE IGM?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro e a localidade, mas custam em média a partir de R$ 50,00 reais. O prazo para a entrega dos resultados também varia, mas são entregues a partir de 3 dias úteis. 

COMO É FEITA A SOROLOGIA PARA LEPTOSPIROSE IGM?

O exame é feito através do sangue de uma pessoa supostamente infectada. Essa amostra é obtida de uma maneira simples e rápida, sendo necessário realizar uma coleta de sangue de uma veia do braço do paciente.

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER A SOROLOGIA PARA LEPTOSPIROSE IGM?

Não é necessário estar em jejum para fazer a sorologia para Leptospirose e nem mesmo um preparo específico para o exame.

QUANDO DEVE SER FEITA A SOROLOGIA PARA LEPTOSPIROSE IGM?

Os anticorpos IgM produzidos contra a bactéria da Leptospirose podem ser detectados no sangue de 4 a 5 dias depois do surgimento dos sintomas, podendo permanecer cerca de 5 meses. Portanto, é nesse período a partir de 4 a 5 dias que o exame deve ser feito para diagnosticar a doença precocemente. Os sintomas iniciais da Leptospirose incluem dores no corpo (musculares), febre, icterícia (cor amarelada na pele ou no branco dos olhos), cansaço, dores de cabeça intensa, vômitos, enjôos, entre outros.

COMO A LEPTOSPIROSE É TRANSMITIDA?

A Leptospirose é transmitida pela urina de animais infectados com a bactéria, principalmente por ratos de esgoto em áreas urbanas. A bactéria penetra na pele através de feridas ou pelas mucosas na boca, olho e nariz. Além disso, pode penetrar na pele sem nenhuma lesão, que são mergulhadas por um longo período em água ou lama contaminada. Situações de enchentes onde a água do esgoto está presente é um risco para que isso aconteça. 

COMO ENTENDER OS RESULTADOS DA SOROLOGIA PARA LEPTOSPIROSE IGM?

O resultado do exame mostrará se os anticorpos IgM produzidos contra a bactéria da Leptospirose foram detectados no sangue, de acordo com seus valores de referência. Vale ressaltar que o resultado deve ser interpretado por um médico, pois os resultados são comparados com toda a história clínica do paciente, bem como outros exames que ajudam no diagnóstico da doença.

  • Quando os valores do exame são inferiores a 0,9 indica que os anticorpos contra a bactéria não foram encontrados no sangue ou ainda não houve tempo dos anticorpos serem produzidos.
  • Valores de 0,9 a 1,1 são considerados indeterminados.
  • Valores superiores a 1,1 são considerados positivos, ou seja, os anticorpos contra a bactéria foram detectados no sangue, sugerindo que você tenha sido infectado recentemente. Um resultado positivo é confirmado 15 dias depois com uma nova coleta de sangue para verificar se a quantidade de anticorpos IgM estão em quantidades maiores ao resultado anterior.

A SOROLOGIA PARA LEPTOSPIROSE IGM TEM OUTRO NOME?

Sim, também pode ser chamada de Anticorpos anti Leptospira, Leptospirose quantitativo, doença de Weil, Leptospirose anticorpo IgM, entre outros.