Exame de PCR para Leptospirose

PARA QUE SERVE O EXAME DE PCR PARA LEPTOSPIROSE?

O exame de PCR para Leptospirose serve para detectar a bactéria do gênero Leptospira causadora da Leptospirose, mas precisamente o exame detecta o material genético (DNA) no sangue de pessoas que supostamente estão infectadas, sendo útil para para confirmar o diagnóstico nos primeiros sintomas da doença.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME DE PCR PARA LEPTOSPIROSE?

O preço deve ser consultado no local em que será feito o exame, pois os valores variam. Os resultados ficam prontos em até dois dias.

COMO É FEITO EXAME DE PCR PARA LEPTOSPIROSE?

O exame é feito através do sangue de uma pessoa supostamente infectada. Essa amostra é obtida de uma maneira simples e rápida, sendo necessário realizar uma coleta de sangue de uma veia do braço do paciente.

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME DE PCR PARA LEPTOSPIROSE?

Não é necessário estar em jejum para fazer o exame de PCR para Leptospirose e nem mesmo um preparo específico para o exame.

QUANDO DEVE SER FEITO O EXAME DE PCR PARA LEPTOSPIROSE?

O exame de PCR para Leptospirose deve ser feito na fase aguda da doença, a partir do primeiro dia sintoma até o décimo dia. É nesse período que é possível detectar a bactéria no sangue através desse exame, após esse período o recomendado é que se faça a sorologia para Leptospirose IgM. O médico solicitará o exame ideal de acordo com a fase da doença.

Os sintomas iniciais da Leptospirose incluem dores no corpo (musculares), febre, icterícia (cor amarelada na pele ou no branco dos olhos), cansaço, dores de cabeça intensa, vômitos, enjôos, entre outros. 

COMO A LEPTOSPIROSE É TRANSMITIDA?

A Leptospirose é transmitida pela urina de animais infectados com a bactéria, principalmente por ratos de esgoto em áreas urbanas. A bactéria penetra na pele através de feridas ou pelas mucosas na boca, olho e nariz. Além disso, pode penetrar na pele sem nenhuma lesão, que são mergulhadas por um longo período em água ou lama contaminada. Situações de enchentes onde a água do esgoto está presente é um risco para que isso aconteça. 

COMO ENTENDER OS RESULTADOS DO EXAME DE PCR PARA LEPTOSPIROSE?

O resultado do exame mostrará se o material genético (DNA) da bactéria da Leptospirose foi detectado no sangue. Vale ressaltar que o resultado deve ser interpretado por um médico, pois os resultados são comparados com toda a história clínica do paciente, bem como outros exames que ajudam no diagnóstico da doença.

  • Detectado: Indica que a bateria não foi encontrada no sangue.
  • Detectado: Indica que a bateria foi encontrada no sangue.

O EXAME DE PCR PARA LEPTOSPIROSE TEM OUTRO NOME?

Sim, também pode ser chamado de pesquisa de Espiroquetídeos, pesquisa de Leptospira, doença de Weil, entre outros.