Exame TSH (Hormônio Tireoestimulante)

PARA QUE SERVE O EXAME TSH (HORMÔNIO TIREOESTIMULANTE)?

O TSH é um hormônio produzido pela hipófise e estimula a tireóide a produzir hormônios que são importantes para controlar o metabolismo do corpo. O exame TSH serve para avaliar se a quantidade de TSH está normal no sangue, para que a tireoide produza seus hormônios corretamente. Níveis altos ou baixos de TSH no sangue podem causar Hipertireoidismo ou Hipotireoidismo respectivamente e este exame é importante

para auxiliar no diagnóstico dessas doenças.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME DE TSH (HORMÔNIO TIREOESTIMULANTE)?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro e a localidade, mas custam em média a partir de R$ 16,00 reais, o prazo para a entrega também varia, mas costumam ser entregues a partir de 2 dias úteis. 

COMO É FEITO O EXAME DE TSH (HORMÔNIO TIREOESTIMULANTE)?

O exame é feito através de uma amostra de sangue, que é obtida de uma maneira simples e rápida, sendo necessário realizar uma coleta de sangue de uma veia do braço do paciente.

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME DE TSH (HORMÔNIO TIREOESTIMULANTE)?

Alguns laboratórios podem pedir um jejum de 4 horas e outros não, sendo assim, é importante buscar essa informação no laboratório em que será feito o exame.

É PRECISO ALGUM PREPARO PARA FAZER O EXAME DE TSH (HORMÔNIO TIREOESTIMULANTE)?

É recomendado que você informe se faz uso de medicamentos e o uso de biotina (vitamina B7) ou suplementos alimentares que contêm essa vitamina deve ser interrompido 3 dias antes de fazer o exame. Alguns medicamentos e o uso de Biotina podem alterar nos resultados do exame.

QUANDO O EXAME DE TSH (HORMÔNIO TIREOESTIMULANTE) É FEITO?

O exame de TSH é normalmente solicitado pelo médico quando a pessoa apresenta sintomas de Hipertireoidismo ou Hipotireoidismo, como cansaço, fraqueza, perda de peso, batimentos cardíacos irregulares, tremores nas mão, menstruação irregular, queda de cabelo, depressão, entre outros. Além disso, ele é feito para acompanhar o tratamento contra essas doenças, para saber se está sendo eficaz ou não. O exame de TSH também pode ser feito junto com outros exames, como o exame de T4 e T3 livre para avaliar o funcionamento da tireoide. Caso possua familiares com a doença na família, é sempre bom fazer o exame para analisar se existe algum problema, ou se você tiver um ou mais dos sintomas das doenças citadas acima. Mulheres com idade superior a 60 anos, devem fazer o exame mesmo que não apresentem sintomas. 

QUAL A QUANTIDADE NORMAL DE TSH NO SANGUE?

A quantidade de TSH no sangue vai depender da idade da pessoa e em situações como a gravidez. Os valores apresentados abaixo são apenas um guia, pois podem variar de um laboratório para o outro. Vale ressaltar que os resultados do exame devem ser interpretados sempre por um médico.

Adultos:

  • Valores de 0,3 a 4,0 mUI/L 

Menores de 18 anos:

  • 1 semana de vida: valores 15 mUI/L 
  • 2 semana até 11 meses: valores de 0,8 a 6,3 mUI/L 
  • 1 a 6 anos: valores de 0,9 a 6,5 mUI/L 
  • 7 a 17 anos: valores de 0,3 a 4,2 mUI/L 

Na gravidez:

  • Primeiro trimestre: valores de 0,1 a 3,6 mUI/L 
  • Segundo trimestre: valores de 0,4 a 4,3 mUI/L 
  • Terceiro trimestre: valores de 0,4 a 4,3 mUI/L 

O EXAME TSH TEM OUTRO NOME?

Sim, também pode ser chamado de Hormônio Estimulador da Tireoide, Teste de Tireotropina,  Hormônio Tireoestimulante, Hormônio Tireotrófico, entre outros.