Teste respiratório para Helicobacter Pylori (H. Pylori)

PARA QUE SERVE O TESTE RESPIRATÓRIO PARA HELICOBACTER PYLORI (H. PYLORI)?

O H. pylori é uma bactéria que causa infecção no estômago ou intestino, gerando gastrite, úlceras e em alguns casos até câncer. O teste respiratório para H. pylori serve para detectar essa bactéria em pessoas que supostamente estão infectadas por ela, para confirmar o diagnóstico. O paciente precisa soprar uma bolsa após beber um líquido específico com ureia e carbono, a bolsa contendo o ar é enviado para ser analisado para verificar se a bactéria está presente ou não. O teste é simples e não causa nenhum desconforto.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO TESTE RESPIRATÓRIO PARA H. PYLORI?

Os valores variam de uma laboratório para o outro, assim como o tempo de entrega. Portanto, o ideal é buscar essa informação no local em que será feito o exame.

COMO É FEITO O TESTE RESPIRATÓRIO PARA H. PYLORI?

O teste é simples, não gera dor alguma e dura em torno de 1 hora. O paciente ficará sentado em uma cadeira e irá soprar em uma bolsa de ar até enchê-la completamente, logo em seguida ele irá tomar um líquido específico fornecido pelo profissional de saúde e aguardar 30 minutos para soprar novamente em outra bolsa. As duas bolsas contendo a amostra de ar serão enviadas para  serem analisadas.

QUANDO É FEITO O TESTE RESPIRATÓRIO PARA H. PYLORI?

O teste é solicitado pelo médico quando o paciente apresenta sintomas sugestivos de infecção por H. pylori, como dor no estômago, enjoo, vômitos involuntários, gases liberados pelo boca (regurgitação), sangue nas fezes, entre outros. O teste também é feito para monitorar o tratamento contra a infecção, para saber se o mesmo está sendo eficaz.

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O TESTE RESPIRATÓRIO PARA H. PYLORI?

Sim, é preciso estar em jejum para fazer o teste, normalmente os laboratórios pedem um jejum de 4 a 6 horas, podendo somente beber água sem gás.

O TESTE RESPIRATÓRIO PARA H. PYLORI PRECISA DE PREPARO?

Sim, o teste respiratório para H. pylori precisa de preparo, podendo ser observados abaixo, as recomendações podem variar de um laboratório para o outro. 

  • Não podem beber água com gás ou bebidas gaseificadas 12 horas antes de fazer o teste, como refrigerantes e também não pode ingerir bebida alcoólica;
  • Não pode fumar antes do exame;
  • Não pode fazer atividades físicas antes do exame;
  • Caso tenha feito o uso de antibióticos 30 dias antes do teste, o mesmo não pode ser feito, será necessário aguardar o tempo certo.
  • Não usar creme dental quando for escovar os dentes;
  • Não pode ter realizado outros exames de medicina nuclear 24 horas antes do teste;
  • Remédios para o estômago, como omeprazol, ranitidina, cimetidina, entre outros, deve aguardar 10 dias para fazer o teste após o uso deles;
  • Para os menores de 18 anos, é necessário que estejam acompanhados de um responsável maior de idade;
  • É recomendado não usar inibidores de bomba de prótons e inibidores dos receptores H2 nos últimos 30 dias ou conforme o médico recomendar. 
  • Medicamentos usados nos últimos 30 dias devem ser anotados e informados ao laboratório;
  • Caso o paciente não tenha respeitado as recomendações, os resultados podem ser alterados.

COMO SE PEGA H. PYLORI?

É muito comum a infecção por H. pylori, ocorrendo através de água em alimentos contaminados que possivelmente tiveram contato com as fezes contaminadas, estando relacionada com a falta de higiene ou pelo contato com fezes de pessoas contaminadas e até vômitos.

COMO ENTENDER OS RESULTADOS DO TESTE RESPIRATÓRIO PARA H. PYLORI?

O resultado mostrará se a bactéria H. pylori foi encontrada no ar que está dentro da bolsa que o paciente soprou, caso tenha sido encontrada é confirmada a infecção pela bactéria. Caso dê negativo, provavelmente não há infecção pelo H. pylori. Entretanto, resultados falso-negativos podem ocorrer. 

É POSSÍVEL OCORRER UM FALSO-NEGATIVO NO TESTE RESPIRATÓRIO PARA H. PYLORI?

Pessoas que não respeitam as recomendações para fazer o teste ou não são orientadas corretamente e fazem  uso de medicamentos e antiácidos, por exemplo, na semana anterior ao exame, podem gerar um resultado falso-negativo.

O TESTE RESPIRATÓRIO PARA H. PYLORI TEM OUTRO NOME?

Sim, também pode ser chamado de teste respiratório do H. Pylori com carbono-14 (C14), Teste de inalação crônica para tratamento do H. Pylori, Prova respiratória para H. Pylori, entre outros.