Teste de antígeno fecal para Helicobacter Pylori

PARA QUE SERVE O TESTE DE ANTÍGENO FECAL PARA HELICOBACTER PYLORI?

O H. pylori é uma bactéria que causa infecção no estômago ou intestino, gerando gastrite, úlceras e em alguns casos até câncer. O teste de antígeno fecal para H. pylori, serve para detectar essa bactéria nas fezes de pessoas que supostamente estão infectadas por ela, com a finalidade de diagnosticar a doença, servindo também para monitorar o tratamento.

QUAL O PREÇO E O PRAZO DE ENTREGA DOS RESULTADOS DO TESTE DE ANTÍGENO PARA HELICOBACTER PYLORI?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro, sendo assim, o ideal é buscar essa informação onde será feito o exame. O prazo para a entrega dos resultados também variam, normalmente são entregues em até 20 dias.

COMO É FEITO TESTE DE ANTÍGENO PARA HELICOBACTER PYLORI?

O exame é feito através das fezes, é necessário que a própria pessoa coloque as fezes em um frasco, que normalmente é fornecido pelo laboratório. As fezes devem ser entregues ao laboratório refrigeradas de 2º a 8º graus em até 48 horas.

HÁ ALGUMA RECOMENDAÇÃO PARA FAZER O TESTE DE ANTÍGENO PARA HELICOBACTER PYLORI?

  • Não deve colher as fezes para o teste tendo usado laxante ou supositório;
  • As fezes não podem ser contaminadas com a urina e nem colhido diretamente do vaso sanitário, você deve evacuar diretamente no potinho;
  • Não pode usar nenhuma pomada anal 24 horas antes de colher as fezes;
  • Em crianças que ainda usam fraldas, deve se colher as fezes em saquinhos coletores de urina, não é preciso colocar as fezes no frasco, podem deixar elas no saquinho e entregar no laboratório refrigeradas;
  • Alguns antibióticos e remédio não podem ser usados nos últimos 15 ou 30 dias antes da coleta, se informe ao laboratório sobre esse assunto;
  • Se você fez contraste radiológico por via oral, deve esperar 72 horas para colher as fezes.

QUANDO É FEITO O TESTE DE ANTÍGENO PARA HELICOBACTER PYLORI?

O teste é solicitado pelo médico quando a pessoa apresenta sintomas de infecção pelo H. pylori, como dor no estômago, enjoo, vômitos involuntários, gases liberados pelo boca (regurgitação), sangue nas fezes, úlceras, gastrite, entre outros. O teste também pode ser feito quando a doença já é confirmada e o teste é utilizado para avaliar o tratamento.

COMO SE PEGA H. PYLORI?

É muito comum a infecção por H. pylori, ocorrendo através de água em alimentos contaminados que possivelmente tiveram contato com as fezes contaminadas, estando relacionada com a falta de higiene ou pelo contato com fezes de pessoas contaminadas e até vômitos.

COMO ENTENDER OS RESULTADOS DO TESTE DE ANTÍGENO PARA HELICOBACTER PYLORI?

O resultado mostrará se a bactéria H. pylori foi encontrada nas fezes, caso tenha sido encontrada é confirmado a infecção pela bactéria, onde todos os sintomas e problemas no estômago estão relacionados a ela. Caso dê negativo, provavelmente não há infecção pelo H. pylori. Entretanto, se o médico suspeitar ainda de infecção pela bactéria, outros exames podem ser feitos. 

O TESTE DE ANTÍGENO PARA HELICOBACTER PYLORI TEM OUTRO NOME?

Sim também pode ser chamado de Antígeno do H. pylori nas fezes, H. pylori nas fezes, método não invasivo para pesquisa de H. pylori, pesquisa de Helicobacter pylori nas fezes, pesquisa de H. pylori nas fezes, entre outros.