Sorologia para Helicobacter Pylori IgG

PARA QUE SERVE A SOROLOGIA PARA HELICOBACTER PYLORI IGG?

O H. pylori é uma bactéria que causa infecção no estômago ou intestino, gerando gastrite, úlceras e em alguns casos até câncer. Proteínas chamadas de anticorpos são produzidas para combater essa infecção, é o caso do IgG. A sorologia para H.pylori serve para detectar esses anticorpos no sangue de pessoas que supostamente foram infectadas pela bactéria recentemente ou anteriormente.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DA SOROLOGIA PARA HELICOBACTER PYLORI IGG?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro, mas custam em média a partir de R$ 20,00 reais. O prazo para a entrega dos resultados também varia, mas normalmente são entregues a partir de 2 dias úteis.

COMO É FEITA A SOROLOGIA PARA HELICOBACTER PYLORI IGG?

O exame é feito através do sangue de uma pessoa supostamente infectada. Essa amostra é obtida de uma maneira simples e rápida, sendo necessário realizar uma coleta de sangue de uma veia do braço do paciente.

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER A SOROLOGIA PARA HELICOBACTER PYLORI IGG?

Não é necessário estar em jejum para fazer este exame e nem mesmo algum tipo de preparação anterior.

QUANDO É FEITA A SOROLOGIA PARA HELICOBACTER PYLORI IGG?

O teste é solicitado pelo médico para identificar pessoas que apresenta sintomas e sinais de infecção pelo H. pylori, como dor no estômago, enjoo, vômitos involuntários, gases liberados pelo boca (regurgitação), sangue nas fezes, úlceras, gastrite, entre outros, para diagnosticar a doença. O exame não é indicado para acompanhar o tratamento, porque mesmo quando a pessoa é curada os anticorpos IgG podem permanecer positivos no sangue.

COMO SE PEGA H. PYLORI?

É muito comum a infecção por H. pylori, ocorrendo através de água em alimentos contaminados que possivelmente tiveram contato com as fezes contaminadas, estando relacionada com a falta de higiene ou pelo contato com fezes de pessoas contaminadas e até vômitos.

COMO ENTENDER OS RESULTADOS DA SOROLOGIA PARA HELICOBACTER PYLORI IGG?

Os resultados mostram se os anticorpos IgG foram encontrados no sangue de acordo com seus valores de referência, valores superiores a 0,9 são positivos, ou seja, há a presença desses anticorpos. Um resultado positivo indica que a pessoa teve contato com a bactéria H. pylori recentemente ou anteriormente. Pessoas na fase inicial da doença, ou seja, na fase aguda, podem não apresentar nenhum anticorpo IgG, por isso esse exame não é indicado para investigar essa fase da infecção.

Valores inferiores a 0,8 são considerados negativos e muito provavelmente não há infecção pelo H. pylori. Vale destacar que todo resultado deve ser interpretado por um médico.

É POSSÍVEL OCORRER UM RESULTADO FALSO-NEGATIVO NA SOROLOGIA PARA H. PYLORI?

É possível que ocorra um resultado falso-negativo em pessoas com o sistema imunológico debilitado (imunocomprometido), em idosos e em pessoas que fazem diálise. O uso constante (crônico) de antiinflamatórios também podem diminuir a sensibilidade do exame.

A SOROLOGIA PARA HELICOBACTER PYLORI IGG TEM OUTRO NOME?

Sim, também pode ser chamada de pesquisa de anticorpos H. pylori, sorologia quantitativa Helicobacter pylori, sorologia para Helicobacter pylori, sorologia para H. pylori, entre outros.