Sorologia para febre do Mayaro (IgG E IgM)

PARA QUE SERVE A SOROLOGIA PARA FEBRE DO MAYARO (IGG E IGM)?

Os anticorpos IgG e IgM são produzidos pelo sistema imunológico para combater  a infecção pelo vírus da Febre do Mayaro no organismo. Esse exame serve para detectar a presença e avaliar a quantidade desse anticorpo no sangue ou no líquor em alguns casos, auxiliando no diagnóstico de pessoas que foram infectadas por essa doença.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS  DA SOROLOGIA PARA FEBRE DO MAYARO (IGG E IGM)?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro e a localidade, assim como o prazo para entrega do resultado. Portanto, o ideal é buscar essa informação no local em que será feito o exame.

COMO É FEITA A SOROLOGIA PARA FEBRE DO MAYARO (IGG E IGM)?

A amostra é obtida de uma maneira simples e rápida, sendo necessário realizar uma coleta de sangue de uma veia do braço do paciente ou em alguns casos o exame pode ser feito através do líquor (Líquido cefalorraquidiano), podendo ser coletado por diferentes lugares do corpo, a mais utilizada é na punção lombar, que é feita nas costas, pois o acesso menos agressivo e mais seguro. Em seguida as amostras são enviadas para análise.

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER A SOROLOGIA PARA FEBRE DO MAYARO (IGG E IGM)?

Não é preciso estar em jejum para fazer a sorologia para febre do Mayaro (IgG e IgM).

É PRECISO ALGUM PREPARO PARA FAZER A SOROLOGIA PARA FEBRE DO MAYARO (IGG E IGM)?

Para esse exame, não é preciso nenhum preparo especial antes de fazer o exame.

QUANDO DEVE SER FEITA A SOROLOGIA PARA FEBRE DO MAYARO (IGG E IGM)?

A sorologia para Febre do Mayaro deve ser feita a partir do quinto dia de sintomas, pois é nesse período que os anticorpos IgM estão presentes no sangue e no líquor de uma pessoa que foi infectada pelo vírus, a presença desses anticorpos indica uma fase recente ou aguda da doença, esse anticorpos podem permanecer no organismo por até 3 meses, os anticorpos IgG aparecem logo depois, indicando uma infecção que já passou. Os sintomas incluem erupções na pele, dor de cabeça, dor nos olhos, diarréia, vômito, entre outros. 

COMO ENTENDER OS RESULTADOS DA SOROLOGIA PARA FEBRE DO MAYARO (IGG E IGM)?

O resultado irá mostrar se anticorpos IgG e IgM foram detectados no sangue ou no líquor. O resultado sempre deverá ser acompanhado por um médico, pois somente ele poderá confirmar o diagnóstico.

IgM positivo: Indica a possibilidade de infecção aguda pelo vírus da Febre do Mayaro ou recente.

IgM negativo: Indica que não a pessoa não está com a doença ou ainda não ocorreu a produção de anticorpos, pois o teste pode ter sido feito fora do período correto. 

IgG positivo: Indica uma infecção que já passou.

IgG negativo: Ainda não ocorreu o tempo certo para a produção de IgG.

.

A SOROLOGIA PARA FEBRE DO MAYARO IGG E IGM TEM OUTRO NOME?

Sim, também pode ser chamado de Vírus Mayaro, pesquisa de anticorpos IgG e IgM, febre Mayaro, entre outros.