Teste Sorológico IGG e IGM para Rubéola

PARA QUE SERVE O TESTE SOROLÓGICO IGG E IGM PARA RUBÉOLA?

O teste sorológico IgG e IgM para rubéola serve para detectar a presença dos anticorpos IgG e IgM no sangue e verificar se a pessoa possui imunidade contra o vírus da rubéola ou se está infectada por esse vírus, sendo um instrumento essencial para o diagnóstico e a monitorização da  rubéola.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO TESTE SOROLÓGICO IGG E IGM PARA RUBÉOLA?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro, mas custam em média a partir de R$ 20,00 reais. O prazo para a entrega também varia, mas normalmente são entregues em até 3 dias úteis.

COMO É FEITO O TESTE SOROLÓGICO IGG E IGM PARA RUBÉOLA?

A amostra é obtida de uma maneira simples e rápida, sendo necessário realizar uma coleta sanguínea de uma veia do braço do paciente. Em seguida a amostra será enviada para análise. 

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O TESTE SOROLÓGICO IGG E IGM PARA RUBÉOLA?

Não é preciso fazer jejum para o teste sorológico IgG e IgM para rubéola, porém alguns laboratórios podem solicitar que seja feito, sendo assim, é importante buscar essa informação com o médico ou o laboratório que será feito o exame.

É PRECISO ALGUM PREPARO PARA FAZER O TESTE SOROLÓGICO IGG E IGM PARA RUBÉOLA?

Não é necessário nenhum preparo para fazer o teste sorológico IgG e IgM para rubéola.

QUANDO DEVE FEITO O TESTE SOROLÓGICO IGG E IGM PARA RUBÉOLA?

O teste sorológico para rubéola é solicitado durante a gravidez, no pré-natal, pois a rubéola pode ser passada da mãe para o bebê, causando a rubéola congênita. Entretanto, o teste pode ser solicitado para qualquer pessoa que apresente suspeita e sintomas da rubéola, como febre alta, dor de cabeça e manchas vermelhas na pele que coçam muito.

Os anticorpos IgM tornam-se positivos no sangue de 1 a 3 dias após início da doença, sendo detectável por 2 a 12 meses e os anticorpos IgG tornam-se positivos a partir de 3 a 4 dias de doença, permanecendo indefinidamente no organismo.

COMO ENTENDER OS RESULTADOS DO TESTE SOROLÓGICO IGG E IGM PARA RUBÉOLA?

Os resultados são expressos em reagente (positivo) e não reagente (negativo).

  • IgG e IgM negativos: significa que nunca houve contato com o vírus da Rubéola. Esse resultado indica que não há proteção contra a doença e que a pessoa encontra-se suscetível a uma infecção. Para as gestantes, é indicado evitar o contato com crianças doentes para prevenir que se pegue a infecção.
  • IgM positivo e IgG negativo: significa que a pessoa foi contaminada recentemente com o vírus (2 a 6 semanas) e ainda não teve tempo de produzir os anticorpos IgG.
  • IgG positivo e IgM negativo: significa que a pessoa está imune contra a rubéola, pois está presente no sangue os anticorpos de memória, ou seja, que você já teve contato ou foi vacinada com eficácia. 
  • IgG positivo e IgM positivo: Esse resultado não permite um diagnóstico preciso. Nesses casos, deve-se realizar o teste de avidez da IgG.

Esse exame é principalmente solicitado durante a gravidez, fazendo parte do pré-natal, e normalmente é acompanhado pela dosagem do IgM para rubéola, pois assim é possível saber se há de fato infecção recente, antiga ou imunidade.