Teste rápido para Hepatite B (HBSAG)

PARA QUE SERVE O TESTE RÁPIDO PARA HEPATITE B (HBSAG)?

O antígeno HBsAg é uma proteína que fica presente na superfície do vírus da Hepatite B, o teste rápido para Hepatite B serve para detectar essa proteína no sangue de pessoas com suspeita de infecção pelo vírus da Hepatite B, auxiliando a diagnosticar rapidamente essas que foram infectadas por essa doença, em até 30 minutos.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO TESTE RÁPIDO PARA HEPATITE B?

Os valores podem variar pois depende do laboratório que será feito o teste. Portanto, o ideal é que busque essa informação onde o teste será feito. O teste também pode ser feito gratuitamente pelo SUS, é só procurar uma unidade básica de saúde. Os resultados são revelados em até 30 minutos dependendo do teste usado.

COMO É FEITO O TESTE RÁPIDO PARA HEPATITE B?

A amostra de sangue é obtida de uma maneira simples e rápida, sendo necessário que o profissional de saúde dê uma furadinha no dedo do paciente ou a amostra de sangue pode ser feita através de uma coleta de sangue de uma veia do braço do paciente.

É NECESSÁRIO ALGUM PREPARO PARA FAZER O TESTE RÁPIDO PARA HEPATITE B?

Não é necessário nenhum preparo para fazer o teste rápido para Hepatite B. 

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O TESTE RÁPIDO PARA HEPATITE B?

Não é necessário estar em jejum para fazer o teste rápido para Hepatite B.

QUANDO DEVE SER FEITO O TESTE RÁPIDO PARA HEPATITE B?

O exame pode ser solicitado pelo médico em pacientes que apresentam suspeita para a Hepatite B. Os sinais e sintomas  se desenvolvem mais nos adultos do que em crianças e são característicos de doenças do fígado, como cansaço, vômito, tontura, febre e dor abdominal. Sintomas como pele e olhos amarelados podem ser vistos em algumas pessoas com Hepatite B. Além disso, por ser uma doença sexualmente transmissível, o exame também deve ser feito em pacientes que fazem sexo desprotegido rotineiramente.

EM QUANTO TEMPO APÓS O CONTATO COM O VÍRUS DA HEPATITE B O  ANTÍGENO HBSAG É DETECTADOS NO SANGUE

O antígeno HBsAg pode ser detectado no sangue em torno de 30 a 60 dias após a infecção pelo vírus da Hepatite B. Se o HBsAg persistir no sangue por mais de 6 meses, o indivíduo é considerado portador de Hepatite B crônica.

QUAL A FORMA DE TRANSMISSÃO HEPATITE B?

O vírus da Hepatite B pode ser transmitido através do sangue e outros líquidos/secreções corporais contaminadas pelo vírus, em situação como:

  • Relações sexuais desprotegidas;
  • Contato com sangue contaminado pelo vírus, por materiais não esterilizados em colocação de piercing, tatuagens, cirurgias, entre outros;
  • Uso de drogas com de seringas e agulhas compartilhadas;
  • De uma mãe portadora do vírus da hepatite B para seu bebê no nascimento;
  • Amamentação;
  • Entre outras ocasiões em contato com sangue e secreções  contaminadas.

COMO ENTENDER OS RESULTADOS DO TESTE RÁPIDO PARA HEPATITE B?

Os resultados são expressos em reagente (positivo) e não reagente (negativo) para a detecção do antígeno HBsAg no sangue.

Negativo: Significa que não há vírus da hepatite B no sangue no momento do exame. Como o antígeno demora um tempo para aparecer no sangue, em casos de suspeita da doença e um exame com resultado negativo, é necessário repetir o exame após 30 dias. Um resultado negativo não exclui o diagnóstico da doença, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico.

Positivo: Significa que há presença do vírus da Hepatite B no sangue, entretanto para confirmar uma infecção o médico irá fazer o exame de carga viral para Hepatite B para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento. 

.

O TESTE RÁPIDO PARA HEPATITE B É CONFIÁVEL?

O teste rápido para Hepatite C, possui sensibilidade e especificidade de 100%. Entretanto, o teste é usado somente para auxiliar no diagnóstico, sendo assim, é necessário que seja feito outro exame para confirmar o resultado.