Exame Sorológico IGM e IGG para Hepatite A

PARA QUE SERVE O EXAME SOROLÓGICO IGM E IGG PARA HEPATITE A?

O exame sorológico IgG e IgM para Hepatite A, serve para detectar a presença dos anticorpos IgM e IgG no sangue. Os anticorpos são produzidos pelo sistema imune para combater a infecção no organismo de uma pessoa infectada pelo vírus. 

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME SOROLÓGICO IGM E IGG PARA HEPATITE A?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro e a localidade, mas custam em média a partir de R$ 30,00 reais. O prazo para a entrega dos resultados também varia, mas normalmente são entregues em até 2 dias úteis.

COMO É FEITO O EXAME SOROLÓGICO IGM E IGG PARA HEPATITE A?

A amostra é obtida de uma maneira simples e rápida, sendo necessário realizar uma coleta de sangue de uma veia do braço do paciente. Em seguida a amostra será enviada para análise. 

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME SOROLÓGICO IGM E IGG PARA HEPATITE A?

Não é preciso fazer jejum para o teste sorológico IgG e IgM para Hepatite A.

É PRECISO ALGUM PREPARO PARA FAZER O EXAME SOROLÓGICO IGG E IGM PARA HEPATITE A?

Alguns laboratórios recomendam suspender o uso de biotina (vitamina b7) e suplementos alimentares 3 dias antes de realizar o 

QUANDO DEVE SER FEITO O EXAME SOROLÓGICO IGM E IGG PARA HEPATITE A?

Normalmente o exame sorológico é feito quando o médico suspeita da doença através da exposição ou sintomas intensos de infecção pelo vírus da Hepatite A como,

  • Febre;
  • Fadiga;
  • Perda de apetite;
  • Náuseas, vômitos e dor abdominal;
  • Urina escura e/ou fezes pálidas;
  • Icterícia (coloração da pele amarela ou olhos).

A Hepatite A pode não gerar sintomas, principalmente em crianças. Por isso, pode ser solicitado para confirmar a exposição ao vírus, mesmo quando não há sintomas.

EM QUANTO TEMPO APÓS O CONTATO COM O VÍRUS DA HEPATITE A OS ANTICORPOS SÃO DETECTADOS NO SANGUE?

Os anticorpos contra o vírus da Hepatite A, são detectados no sangue pelo exame entre 5 a 10 dias após o primeiro contato com o vírus.

COMO A HEPATITE A É TRANSMITIDA?

A transmissão do vírus da Hepatite A é na forma fecal-oral, ou seja, o vírus é eliminado pelas fezes, contaminando a água e os alimentos, podendo entrar em contato com a pessoa através das mãos. Seu mecanismo de transmissão está ligado a condições de saneamento básico, higiene pessoal, qualidade da água e dos alimentos. 

COMO ENTENDER OS RESULTADOS DO EXAME SOROLÓGICO IGG E IGM PARA HEPATITE A?

Os resultados são dados em positivo e negativos.

IgM positivo e IgG negativo: Significa uma infecção recente pelo vírus da Hepatite A. A detecção de anticorpos da classe IgG não permite diferenciar se a infecção é aguda ou passada.

IgM negativo e IgG positivo: Significa que a pessoa já teve Hepatite A e está curada, possuindo imunidade contra a hepatite A ou tomou a vacina.

IgM negativo e IgG negativo: Significa que a pessoa nunca teve Hepatite A e não está imune, podendo se infectar.