Exame de TTP ou TTPA (Tempo de Tromboplastina Parcial Ativada)

PARA QUE SERVE O EXAME DE TTP OU TTPA (TEMPO DE TROMBOPLASTINA  PARCIAL ATIVADA)?

O exame de TTP serve para avaliar se a coagulação sanguínea do paciente está normal e se o tempo de coagulação é normal. Mas especificamente, o TTP mede normalmente a funcionalidade da via intrínseca de coagulação e os fatores de coagulação. Quando ocorre um episódio de sangramento, esses fatores de coagulação produzem coágulos para impedir esses sangramentos e para dar tempo das áreas danificadas cicatrizarem. Esses fatores de coagulação são produzidos no fígado e ativados na via intrínseca (tecidos) e extrínseca (vasos sanguíneos). Caso algo esteja errado na produção desses coágulos, ocorrerão sangramentos excessivos.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME DE TTP OU TTPA (TEMPO DE TROMBOPLASTINA  PARCIAL ATIVADA)?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro e a localidade, mas custam em média a partir de R$ 9,00 reais. O prazo para a entrega dos resultados também varia, mas normalmente são entregues em até 1 dia útil.

COMO É FEITO O EXAME DE TTP OU TTPA (TEMPO DE TROMBOPLASTINA  PARCIAL ATIVADA)?

A amostra é obtida de uma maneira simples e rápida, sendo necessário realizar uma coleta de sangue de uma veia do braço do paciente. Em seguida a amostra será enviada para análise. 

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME DE TTP OU TTPA (TEMPO DE TROMBOPLASTINA  PARCIAL ATIVADA)?

Não é necessário fazer jejum para o exame de TTP, porém alguns laboratórios podem pedir, sendo assim, o ideal é buscar essa informação com o médico ou com o laboratório em que será feito o exame.

É PRECISO ALGUM PREPARO PARA FAZER O EXAME DE TTP OU TTPA (TEMPO DE TROMBOPLASTINA  PARCIAL ATIVADA)?

  • É necessário informar se faz uso de algum medicamento;
  • Não é recomendado ingerir bebida alcóolica ou fumar no dia anterior ao exame
  • Para maiores informações consulte seu médico ou o laboratório em que será feito o exame.

QUANDO DEVE SER FEITO O EXAME DE TTP OU TTPA (TEMPO DE TROMBOPLASTINA  PARCIAL ATIVADA)?

O exame de TTP é feito em pacientes que apresentam sangramentos inexplicáveis ou hematomas, tromboembolismo (formação de coágulos dentro das veias), abortos recorrentes, que fazem uso de anticoagulantes (heparina), em exames pré-operatórios para avaliar riscos de sangramentos. Esses fatores de coagulação são produzidos no fígado. Logo, esse exame também também é feito em indivíduos que apresentam algum problema no fígado. Normalmente o exame de TTP é solicitado junto com o exame de TAP e ambos os resultados são avaliados juntos.

QUAIS OS VALORES NORMAIS DE TTP OU TTPA (TEMPO DE TROMBOPLASTINA  PARCIAL ATIVADA)?

O valor normal para o tempo de tromboplastina parcial ativada deve estar entre 25 a 45 segundos. Esses valores podem variar de um laboratório para o outro. 

Resultados menores que os valores normais raramente indicam alguma doença.

Quando o TTP do paciente demore mais que o normal para coagular, ele é considerado prolongado, valores acima dos resultados normais, indicam algum problema de saúde. Há causa para o aumento  de TTP depende de qual problema o paciente apresenta e somente o médico pode diagnosticar, porém as causas mais comuns são:  

  • Deficiência fatores hereditários como hemofilia, que são distúrbios hemorrágicos;
  • Deficiência de vitamina K, essa vitamina é essencial na formação dos fatores de coagulação;
  • Doenças hepáticas, entre outros.