Exame de HCV-RNA qualitativo para Hepatite C

PARA QUE SERVE O EXAME HCV-RNA QUALITATIVO PARA HEPATITE C?

O exame de HCV-RNA qualitativo para Hepatite C, serve para avaliar a presença do material genético do vírus da Hepatite C (RNA), pelo método de PCR, no sangue de pessoas infectadas por esse vírus. O HCV-RNA é o primeiro marcador a aparecer entre uma a duas semanas após a infecção. 

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME HCV-RNA QUALITATIVO PARA HEPATITE C?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro, mas custam em média a partir de R$ 300,00 reais, porém esse exame é fornecido gratuitamente pelo SUS. O prazo para a entrega também varia, mas normalmente são entregues a partir de 10 dias úteis.

COMO É FEITO O EXAME HCV-RNA QUALITATIVO PARA HEPATITE C?

A amostra é obtida de uma maneira simples e rápida, sendo necessário realizar uma coleta de sangue de uma veia do braço do paciente. Em seguida a amostra será enviada para análise. 

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME HCV-RNA QUALITATIVO PARA HEPATITE C?

Não é preciso fazer jejum para o exame de HCV-RNA qualitativo para Hepatite C, porém é importante buscar essa informação no laboratório em que será feito o exame.

É PRECISO ALGUM PREPARO PARA FAZER O EXAME HCV-RNA QUALITATIVO PARA HEPATITE C?

Não é necessário nenhum preparo para fazer o exame de HCV-RNA qualitativo para Hepatite C, porém é importante buscar essa informação com o laboratório em que será feito o exame.

QUANDO É FEITO O EXAME HCV-RNA QUALITATIVO PARA HEPATITE C?

O exame de HCV-RNA qualitativo para Hepatite C, é feito para confirmar a Hepatite C em pacientes que já fizeram o exame anti-HCV para Hepatite C e teve resultado positivo ou indeterminado para a doença, principalmente em casos crônicos, fazer o diagnóstico da infecção pelo vírus da Hepatite C em pacientes imunodeprimidos (HIV positivo, transplantados) que podem permanecer soronegativos (não possui anticorpos para a doença no sangue) ou detectar a presença do vírus precocemente e monitorar a resposta ao tratamento.

EM QUANTO TEMPO APÓS O CONTATO COM O VÍRUS DA HEPATITE C, O MATERIAL GENÉTICO (RNA) DO VÍRUS É DETECTADO NO SANGUE PELO EXAME HCV-RNA QUALITATIVO PARA HEPATITE C?

O material genético do vírus da Hepatite C é detectado no sangue pelo exame de HCV-RNA qualitativo para Hepatite C, de 7 a 14 dias após o contato com o vírus da Hepatite C.

COMO ENTENDER OS RESULTADOS DO EXAME HCV-RNA QUALITATIVO PARA HEPATITE C?

Os resultados são expressos em detectado (positivo) e não detectado (negativo).

Não detectado: Significa que não foi encontrado o vírus da Hepatite C no sangue, sendo uma possível cura. Caso o exame tenha sido feito precocemente, não existe segurança para se afirmar que o paciente não está infectado, pois pode acontecer de o exame ainda não conseguir detectar o vírus, portanto o ideal é que seja feito de 7 a 14 após a suspeita de infecção. Pacientes infectados devem fazer o exame de carga viral após 6 meses do tratamento para confirmar o resultado negativo. Se o resultado após esses seis meses continua “negativo” ou “indetectável” então se considera que o paciente conseguiu a resposta sustentada, que é considerada a cura da hepatite C.

Detectado: Significa que o vírus da Hepatite C foi encontrado no sangue e o paciente está infectado pelo vírus, podendo ser uma infecção crônica ou aguda (atual).