Exame de carga viral do quantitativo (PCR) para Hepatite B

PARA QUE SERVE O EXAME DE CARGA VIRAL QUANTITATIVO (PCR) PARA HEPATITE B?

O exame de carga viral do quantitativo (PCR) para Hepatite B, serve para medir a quantidade da carga viral do vírus no sangue de uma pessoa infectada pelo vírus da Hepatite B, pelo método de PCR. Esse método irá detectar o material genético do vírus (DNA). O vírus quando entra no organismo destrói as células imunológicas e produz cópias de si mesmo, será a quantidade dessas cópias que o exame irá analisar.

O exame é um dos melhores métodos para a definição do tratamento ideal para cada paciente, assim como acompanhar a evolução da doença e para monitorar a resposta ao tratamento, principalmente em portadores de Hepatite B crônica.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME DE CARGA VIRAL QUANTITATIVO (PCR) PARA HEPATITE B?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro, mas custam em média a partir de R$ 390,00 reais. O prazo para a entrega também varia, mas normalmente são entregues em até 14 dias úteis.

COMO É FEITO O EXAME DE CARGA VIRAL QUANTITATIVO (PCR) PARA HEPATITE B?

A amostra é obtida de uma maneira simples e rápida, sendo necessário realizar uma coleta de sangue de uma veia do braço do paciente. Em seguida a amostra será enviada para análise. 

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME DE CARGA VIRAL QUANTITATIVO (PCR) PARA HEPATITE B?

Não é preciso fazer jejum para o exame de carga viral quantitativo (PCR) para Hepatite B.

É PRECISO ALGUM PREPARO PARA FAZER O EXAME DE CARGA VIRAL QUANTITATIVO (PCR) PARA HEPATITE B?

Não é necessário nenhum preparo para fazer o exame de carga viral quantitativo (PCR) para Hepatite B.

QUANDO É FEITO O EXAME DE CARGA VIRAL QUANTITATIVO (PCR) PARA HEPATITE B?

O exame de carga viral quantitativo (PCR) para Hepatite B é feito em pessoas infectadas pelo vírus de Hepatite B, principalmente em infecções crônicas, para monitorar a doença e acompanhar a resposta ao tratamento contra a infecção. Este exame é feito normalmente antes do tratamento e de 3 a 6 meses após o início do tratamento.

COMO ENTENDER OS RESULTADOS DO EXAME DE CARGA VIRAL QUANTITATIVO (PCR) PARA HEPATITE B?

Os resultados são expressos em detectado e não detectado.

Não detectado: Resultados abaixo do método sugerem que não há infecção, ou seja, o vírus não foi detectado, ou que a quantidade de vírus é pequena e, provavelmente, a doença não pode ser transmitida, ou que o tratamento foi eficaz.

Detectado: São encontradas cópias do vírus no sangue e quantas cópias foram detectadas. A quantidade de cópias detectadas pelo exame irá informar a gravidade da doença e ajudar a monitorar a resposta do tratamento. Cargas virais altas indicam replicação do vírus e que a infecção pode ser transmitida e há risco de lesão hepática.

.