Exame de Bilirrubina Total e Frações

PARA QUE SERVE O EXAME DE BILIRRUBINA TOTAL E FRAÇÕES?

A bilirrubina é produzida quando as hemácias são destruídas, resultando em uma substância amarelada, que fica presente no sangue como bilirrubina indireta e é transportada para o fígado, onde o seu papel é transformar bilirrubina indireta em direta, para ser excretada do corpo. A bilirrubina direta fica guardada dentro da vesícula biliar, formando a bile e é eliminada nas fezes. Quando ela está aumentada, pode ser eliminada na urina. Portanto, a dosagem de bilirrubina no sangue, serve para avaliar o funcionamento do fígado, para diagnosticar e/ou monitorar doenças hepáticas, como hepatite, icterícia em bebês e também é útil para auxiliar no diagnóstico de anemia hemolítica.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME DE BILIRRUBINA TOTAL E FRAÇÕES?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro e a localidade, mas custam em média a partir de R$ 6,00 reais. O prazo para a entrega dos resultados também varia, mas normalmente são entregues em até 1 dia útil.

COMO É FEITO O EXAME DE BILIRRUBINA TOTAL E FRAÇÕES?

A amostra é obtida de uma maneira simples e rápida, sendo necessário realizar uma coleta de sangue de uma veia do braço do paciente. Em seguida a amostra será enviada para análise. 

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME DE BILIRRUBINA TOTAL E FRAÇÕES?

Não é necessário fazer jejum para o exame de bilirrubina total e frações.

É PRECISO ALGUM PREPARO PARA FAZER O EXAME DE BILIRRUBINA TOTAL E FRAÇÕES?

Não é necessário nenhum preparo especial para fazer o exame de bilirrubina total e frações. Porém, é recomendado não ingerir bebida alcoólica ou fumar no dia anterior ao exame.

QUANDO DEVE SER FEITO O EXAME DE BILIRRUBINA TOTAL E FRAÇÕES?

O exame de bilirrubina total e frações é feito em pessoas que possuem sinais e sintomas de doenças do fígado, obstrução biliar, anemia hemolítica, ou icterícia neonatal em bebês. A dosagem de bilirrubinas é realizada em recém-nascidos com icterícia, para avaliar o risco de lesões cerebrais e orientar o tratamento. Ela também é importante em pessoas que ingerem bebidas alcóolicas em excesso e por isso têm maior risco de ter doença no fígado. A principal manifestação da bilirrubina aumentada é cor da pele e dos olhos amarelada, o que é chamado de icterícia, entre outros sintomas dependendo da causa.

COMO ENTENDER OS RESULTADOS DO EXAME DE BILIRRUBINA TOTAL E FRAÇÕES?

Os valores normais de bilirrubina devem estar dentro dos valores de referência apresentados abaixo. Os mesmos são apenas um guia, podendo variar de uma laboratório para o outro.

Em adultos:

Bilirrubina direta : Inferior ou igual a 0,4 mg/dL;

Bilirrubina indireta: Inferior ou igual a 0,8 mg/dL;

Bilirrubina total: De 0,3 a 1,2 mg/dL.

Bilirrubina total em recém nascidos:

Menos 24 horas após o nascimento: De 1,4 a 8,7  mg/dL;

De 24 a 48 após o nascimento: De 3,4  a 11,5 mg/dL;

De 3 a 5 dias após o nascimento: De 1,5 a 12,0 mg/dL;

Bebês prematuros:

Menos 24 horas após o nascimento: Inferior a  8,0  mg/dL;

De 24 a 48 após o nascimento: Inferior a 12,0 mg/dL;

De 3 a 5 dias após o nascimento: Inferior a 16,0 mg/dL. 

O aumento de bilirrubina indireta em crianças e adultos, pode indicar anemia hemolítica, ou hemorragias internas, por exemplo. Já o aumento da bilirrubina direta, pode indicar doenças hepáticas, como hepatites ou consumo excessivo de álcool. Em recém-nascidos o aumento da bilirrubina indireta indica icterícia fisiológica ou patológica. O excesso de bilirrubina não indireta no sangue pode se depositar em partes do cérebro do bebê, causando lesões irreversíveis. Vale destacar que somente o médico pode interpretar os resultados e o diagnóstico corretamente.

QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE BILIRRUBINA TOTAL, DIRETA E INDIRETA?

A bilirrubina indireta é formada com a destruição das hemácias no sangue, ela é direcionada para o fígado. No fígado ela sofre um processo e é transformada em bilirrubina direta para ser excretada nas fezes. A bilirrubina total é a soma da bilirrubina indireta e da direta no sangue.