Exame Anti-HEV IgG e IgM para Hepatite E

PARA QUE SERVE O EXAME ANTI-HEV IGG E IGM PARA HEPATITE E?

O exame Anti-HEV IgG e IgM para Hepatite E, é utilizado para diagnosticar pessoas infectadas pelo vírus da Hepatite E. Esse exame serve para detectar a presença dos anticorpos IgM e IgG no sangue. O Anti-HEV é uma anticorpo específico produzido pelo sistema imune para combater a infecção no organismo de uma pessoa infectada pelo vírus da Hepatite E. O Anti-HEV IgM é detectado na fase aguda de infecção, o Anti-HEV IgG surge após o desaparecimento do Anti-IgM e indica uma infecção passada.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO  EXAME ANTI-HEV IGG E IGM PARA HEPATITE E?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro e a localidade, mas custam em média a partir de R$ 105,00 reais. O prazo para a entrega dos resultados deve ser consultado no laboratório em que será feito o exame.

COMO É FEITO O EXAME ANTI-HEV IGG E IGM PARA HEPATITE E?

A amostra é obtida de uma maneira simples e rápida, sendo necessário realizar uma coleta de sangue de uma veia do braço do paciente. Em seguida a amostra será enviada para análise. 

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME ANTI-HEV IGG E IGM PARA HEPATITE E?

Não é preciso fazer jejum para o exame Anti-HEV IgG e IgM para Hepatite E.

É PRECISO ALGUM PREPARO PARA FAZER O EXAME ANTI-HEV IGG E IGM PARA HEPATITE E?

Não é preciso nenhum preparo para fazer o exame Anti-HEV IgG e IgM para Hepatite E.

QUANDO DEVE SER FEITO O EXAME ANTI-HEV IGG E IGM PARA HEPATITE E?

O exame Anti-HEV IgG e IgM para Hepatite E é feito quando o médico suspeita que o indivíduo esteja com Hepatite. Entretanto, a doença é silenciosa e se resolve rapidamente. Os sintomas estão mais presentes em jovens e adultos, gerando sintomas em algumas pessoas. Em crianças, normalmente elas não possuem sintomas, ou apresentam apenas uma doença leve sem icterícia (cor amarelada na pele e olhos) que não é diagnosticada. Quando há sintomas, são eles: fadiga, mal-estar, febre e dores musculares. Esses sintomas iniciais podem ser seguidos de enjoo, vômitos, dor abdominal, constipação ou diarreia, presença de urina escura e pele e os olhos amarelados.

EM QUANTO TEMPO APÓS O CONTATO COM O VÍRUS DA HEPATITE E OS ANTICORPOS SÃO DETECTADOS NO SANGUE?

Os Anti-HEV IgM produzido para combater o vírus da Hepatite E, são detectados no sangue 

no período inicial da fase aguda de infecção, nas primeiras duas semanas após o início dos sintomas, podendo persistir até cinco meses. O Anti-HEV IgG surge imediatamente após o aparecimento da IgM e pode permanecer no sangue por até 14 anos.

COMO A HEPATITE E É TRANSMITIDA?

A transmissão do vírus da Hepatite E é na forma fecal-oral, ou seja, o vírus é eliminado pelas fezes, contaminando a água e os alimentos, podendo entrar em contato com a pessoa através das mãos. Sua transmissão está ligada a condições de saneamento básico, higiene pessoal, qualidade da água e dos alimentos. 

COMO ENTENDER OS RESULTADOS DO EXAME ANTI HEV IGG E IGM PARA HEPATITE E?

Os resultados são dados em positivo (reagente) e negativo (não reagente).

IgM positivo e IgG negativo ou positivo: Significa uma infecção recente pelo vírus da Hepatite E.

IgM positivo e IgG negativo: Significa que a pessoa já teve Hepatite E e está curada.

IgM negativo e IgG negativo: Significa que a pessoa nunca teve Hepatite E.