Exame ANTI-HCV para Hepatite C

PARA QUE SERVE O EXAME ANTI-HCV PARA HEPATITE C?

O exame anti-HCV é um exame sorológico que detecta os anticorpos contra o vírus da hepatite C no sangue. O anti-HCV é um anticorpo específico contra o vírus da Hepatite C, sendo produzido pelo sistema imune de pessoas infectadas por esse vírus. A presença de anti-HCV indica somente que a pessoa entrou em contato com o vírus da Hepatite C, mas não diz se a infecção é aguda, crônica ou se já foi curada.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME ANTI-HCV PARA HEPATITE C?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro e a localidade, mas custam em média a partir de R$ 40,00 reais, porém o exame anti-HCV é oferecido gratuitamente pelo SUS. O prazo para a entrega dos resultados também varia, mas normalmente são entregues em até 2 dias úteis.

COMO É FEITO O EXAME ANTI-HCV PARA HEPATITE C?

A amostra é obtida de uma maneira simples e rápida, sendo necessário realizar uma coleta de sangue de uma veia do braço do paciente. Em seguida a amostra será enviada para análise. 

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME ANTI-HCV PARA HEPATITE C?

Não é necessário fazer jejum para o exame anti-HCV para Hepatite C.

É PRECISO ALGUM PREPARO PARA FAZER O EXAME ANTI-HCV PARA HEPATITE C?

O exame anti-HCV não necessita de nenhum preparo.

QUANDO DEVE SER FEITO O EXAME ANTI-HCV PARA HEPATITE C?

O médico solicita o exame anti-HCV para pessoas com sintomas de doença hepática e que tiveram contato com o vírus em alguma situação de risco como,

  • Uso de objetos contaminados;
  • Relação sexual com parceiros diagnosticados com o vírus;
  • Relação sexual sem proteção;
  • Transmissão de mãe para filho durante o parto ou amamentação;
  • Contato com sangue ou secreções de uma pessoa infectada;
  • Pessoas que receberam transfusões e transplantes de órgãos antes de 1992.

EM QUANTO TEMPO APÓS O CONTATO COM O VÍRUS DA HEPATITE C OS ANTICORPOS (ANTI-HCV) SÃO DETECTADOS NO SANGUE?

Os anticorpos (anti-HCV) contra o vírus da Hepatite C, são detectados no sangue pelo exame anti-HCV entre 49 a 70 dias após o primeiro contato com o vírus.

QUAL A FORMA DE TRANSMISSÃO DA HEPATITE C?

A transmissão do vírus da Hepatite C ocorre principalmente por sangue contaminado como:

  • Transfusão de sangue;
  • Pessoas que compartilharam e compartilham agulhas ou seringas contaminadas por esse vírus, como usuários de drogas injetáveis;
  • Qualquer procedimento que envolva sangue pode servir de mecanismo de transmissão desse vírus, como colocar piercing e fazer tatuagens.
  • A transmissão por via sexual é pouco frequente e o vírus não se propaga no convívio social ou na partilha de objetos. Apesar de o vírus já ter sido detectado na saliva, é pouco provável a transmissão através do beijo, a menos que existam feridas na boca;
  • O risco de uma mãe infectar o filho durante a gravidez é de cerca de 5%. A maior parte dos médicos considera a amamentação segura, já que, em teoria, o vírus só poderia ser transmitido se juntassem duas situações: a existência de feridas nos mamilos da mãe e de cortes na boca da criança.

COMO ENTENDER OS RESULTADOS DO EXAME ANTI-HCV PARA HEPATITE C?

Os resultados são expressos em reagente (positivo) e não reagente (negativo).

Negativo (Índice inferior a 1,00) : Significa que não há infecção, ou a infecção está no período de incubação, ou seja, os anticorpos não podem ainda ser detectados pelo exame.

Positivo (Índice superior ou igual a 1,00): Significa que em algum momento a pessoa foi infectada, porém não há como saber se a infecção é atual ou passada.

Quando o exame anti-HCV dá positivo, é necessário que seja feito o exame de carga viral do HCV para confirmar e monitorar a doença. Esse exame pesquisa o vírus da Hepatite C no sangue.