Exame ANTI-HBS Para Hepatite B

PARA QUE SERVE O EXAME ANTI-HBS PARA HEPATITE B?

O Anti-HBs é um anticorpo específico produzido contra uma proteína que está presente na superficie do virus da Hepatite B, sendo assim, esse exame serve para detectar a produção desse anticorpo no sangue de pessoas que já foram vacinadas ou que foram curadas após a infecção pelo vírus da Hepatite B. A presença desse anticorpo é um indicador de cura e imunidade.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME  ANTI-HBS PARA HEPATITE B?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro e a localidade, mas custam em média a partir de R$ 25,00 reais. O prazo para a entrega dos resultados também varia, mas normalmente são entregues a partir de 1 dia útil.

COMO É FEITO O EXAME ANTI-HBS PARA HEPATITE B?

A amostra é obtida de uma maneira simples e rápida, sendo necessário realizar uma coleta de sangue de uma veia do braço do paciente. Em seguida a amostra será enviada para análise.

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME ANTI-HBC TOTAL PARA HEPATITE B?

Não é necessário fazer jejum para o exame Anti-HBs.

É PRECISO ALGUM PREPARO PARA FAZER O EXAME ANTI-HBs PARA HEPATITE B?

O exame Anti-HBs não necessita de nenhum preparo.

QUANDO DEVE SER FEITO O EXAME ANTI-HBS PARA HEPATITE B?

O exame Anti-HBs é solicitado pelo médico para pessoas que foram vacinadas contra a Hepatite B, para saber se estão imunes e para avaliar se o tratamento contra a doença foi eficaz ou se o indivíduo foi curado. Esse exame normalmente é feito junto com os exames HBsAg e Anti-HBc Total.

EM QUANTO TEMPO APÓS O CONTATO COM O VÍRUS DA HEPATITE B, O  ANTI-HBS É DETECTADOS NO SANGUE?

O Anti-HBs é detectado no sangue através do exame entre 1 a 10 semanas após o desaparecimento do HBsAg. O HBsAg é um marcador de infecção aguda pela Hepatite B.

COMO ENTENDER OS RESULTADOS DO EXAME ANTI-HBS PARA HEPATITE B?

Os resultados do exame irão variar de acordo com a concentração de Anti-HBs encontrados no sangue.

  • Concentração de Anti-HBs menor que 10 mUI/ mL: É dado um resultado não reagente (negativo) e significa que essa concentração de anticorpos não protege a pessoa contra a doença, sendo importante que a pessoa seja vacinada contra o vírus. Caso a pessoa tenha Hepatite B, esse resultado indica que não houve cura e que o tratamento não está sendo eficaz ou está em fase inicial;
  • Concentração de Anti-HBs entre 10 mUI/ mL e 100 mUI/ mL: Significa indeterminado ou satisfatório para a vacinação. Esse resultado  pode indicar que a pessoa foi vacinada contra o vírus da hepatite B ou que está em tratamento, porém não é possível saber se houve cura da hepatite B. Nesses casos, é recomendado que o exame seja repetido após 1 mês;
  • Concentração de Anti-HBs maior que 100 mUI/ mL: Significa reagente (positivo), Esse resultado indica que a pessoa está imune contra o vírus da hepatite B, através da vacinação ou cura da doença.