Exame ANTI-HBE Para Hepatite B

PARA QUE SERVE O EXAME ANTI-HBE PARA HEPATITE B?

O Anti-HBe é um anticorpo específico contra o vírus da Hepatite B. O exame Anti-HBe serve para detectar esse anticorpo no sangue, a sua presença indica que o sistema imunológico está combatendo o vírus, ou seja, o vírus não está mais se replicando no organismo. O Anti-HBe surge na recuperação da fase aguda da doença, logo após o desaparecimento do antígeno HBsAg, indicando alta probabilidade de cura. Quanto menos o vírus se multiplica, menor a chance de infectar outras pessoas.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME  ANTI-HBE PARA HEPATITE B?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro e a localidade, mas custam em média a partir de R$ 30,00 reais. O prazo para a entrega dos resultados também varia, mas normalmente são entregues a partir de 5 dias úteis.

COMO É FEITO O EXAME ANTI-HBE PARA HEPATITE B?

A amostra é obtida de uma maneira simples e rápida, sendo necessário realizar uma coleta de sangue de uma veia do braço do paciente. Em seguida a amostra será enviada para análise.

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME ANTI-HBE PARA HEPATITE B?

Não é necessário fazer jejum para o exame Anti-HBe.

É PRECISO ALGUM PREPARO PARA FAZER O EXAME ANTI-HBE PARA HEPATITE B?

O exame Anti-HBe  não necessita de nenhum preparo.

QUANDO DEVE SER FEITO O EXAME ANTI-HBE PARA HEPATITE B?

O exame de Anti-HBe é solicitado pelo médico para avaliar a replicação viral do vírus da Hepatite B. É o melhor marcador indicado para acompanhar pacientes com Hepatite B crônica, usado para recomendar o tratamento e monitorar a resposta aos medicamentos, além de avaliar a gravidade da doença.

COMO ENTENDER OS RESULTADOS DO EXAME ANTI-HBE PARA HEPATITE B?

Os resultados são dados em positivo (reagente), negativo (não reagente) ou inconclusivo e são analisados juntos com outros resultados de exames para Hepatite B.

Negativo: Pode significar que você nunca foi infectado pelo vírus da Hepatite B, ou caso tenha hepatite B ativa, o vírus está se multiplicando.

Positivo: Significa que há pouca ou nenhuma replicação viral, mas você ainda tem Hepatite B, indicando menor chance de transmissão. Em casos de fase aguda da doença, o positivo indica alta probabilidade de cura e o indivíduo não vai se tornar um portador crônico do vírus. Nos casos de Hepatite B crônica indica ausência de replicação do vírus, ou seja, menor atividade da doença, com menor possibilidade do indivíduo desenvolver cirrose. Existe, entretanto, uma mutação do Hepatite B que faz com que o vírus se multiplique mesmo quando o Anti-HBe está positivo. Em tais casos, a PCR para Hepatite B (carga viral) consegue indicar a replicação do vírus.

Inconclusivo: Não há um resultado preciso, devendo ser repetido o exame e analisado junto com outros exames para Hepatite B.