Exame ANTI-HBC Total para Hepatite B

PARA QUE SERVE O EXAME ANTI-HBC TOTAL PARA HEPATITE B?

O exame de Anti-HBc Total é utilizado para a  triagem de pessoas com suspeita de Hepatite B. Este exame detecta tanto os anticorpos da classe IgG quanto da classe IgM no sangue. Os anticorpos são produzidos pelo sistema imune de pessoas infectadas por qualquer agente patogênico, o Anti-HBc é um anticorpo específico contra o vírus da Hepatite B.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME  ANTI-HBC TOTAL PARA HEPATITE B?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro e a localidade, mas custam em média a partir de R$ 30,00 reais. O prazo para a entrega dos resultados também varia, mas normalmente são entregues a partir de 2 dias úteis.

COMO É FEITO O EXAME ANTI-HBC TOTAL PARA HEPATITE B?

A amostra é obtida de uma maneira simples e rápida, sendo necessário realizar uma coleta de sangue de uma veia do braço do paciente. Em seguida a amostra será enviada para análise.

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME ANTI-HBC TOTAL PARA HEPATITE B?

Não é necessário fazer jejum para o exame Anti-HBc Total.

É PRECISO ALGUM PREPARO PARA FAZER O EXAME ANTI-HBC TOTAL PARA HEPATITE B?

O exame Anti-HBc Total não necessita de nenhum preparo.

QUANDO DEVE SER FEITO O EXAME ANTI-HBC TOTAL PARA HEPATITE B?

O exame de Anti-HBc Total é solicitado pelo médico para a confirmação da Hepatite B após um exame de HBsAg positivo.

EM QUANTO TEMPO APÓS O CONTATO COM O VÍRUS DA HEPATITE B, O  ANTI-HBC É DETECTADOS NO SANGUE?

No exame de Anti-HBc Total a dois tipos de anticorpos detectados o IgM e IgG. O anticorpo IgM é um marcador recente de infecção aguda pelo vírus, sendo detectado no sangue de 1 a 2 semanas após o HBsAg ser positivo, podendo permanecer até 32 semanas após a infecção, porém o IgM pode estar presente na fase crônica quando ocorre a sua intensidade. O anticorpo IgG indica uma infecção passada e logo é detectado após a diminuição do IgM, estando presente na infecção aguda e crônica e permanece por toda vida nas pessoas que tiveram Hepatite B.

COMO ENTENDER OS RESULTADOS DO EXAME ANTI-HBC TOTAL PARA HEPATITE B?

Os possíveis resultados são expressos em positivo (reagente), negativo (não reagente) e inconclusivo.

Negativo: Significa que a pessoa não teve contato com o vírus da Hepatite B, ou a infecção é muito recente e  ainda não ocorreu a produção de anticorpos.

Positivo: Se o resultado for positivo junto com um resultado positivo do exame HBsAg, significa que a pessoa tem Hepatite B, podendo ser crônica ou aguda.

Inconclusivo: Não permite uma avaliação precisa, devendo o exame ser repetido e analisado junto aos outros marcadores da Hepatite B.