Sorologia para febre amarela (IgG E IgM)

PARA QUE SERVE A SOROLOGIA PARA FEBRE AMARELA (IGG E IGM)?

Os anticorpos IgG e IgM são produzidos pelo sistema imunológico para combater o vírus da Febre Amarela no organismo. Os anticorpos IgG e IgM, tem como principal função proteger o nosso corpo contra agentes infecciosos. Esse exame serve para detectar a presença e avaliar a quantidade desses anticorpos no sangue e diagnosticar pessoas que foram infectadas por essa doença.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DA   SOROLOGIA PARA FEBRE AMARELA (IGG E IGM)?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro e a localidade, mas custam em média a partir de R$ 300,00 reais. O prazo para a entrega dos resultados também varia, mas normalmente são entregues a partir de 3 dias úteis. 

COMO É FEITA A  SOROLOGIA PARA FEBRE AMARELA (IGG E IGM)?

A amostra é obtida de uma maneira simples e rápida, sendo necessário realizar uma coleta de sangue de uma veia do braço do paciente. Em seguida a amostra será enviada para análise. 

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER A SOROLOGIA PARA FEBRE AMARELA (IGG E IGM)?

Não é preciso estar em jejum para fazer a sorologia para Febre Amarela .

É PRECISO ALGUM PREPARO PARA FAZER A SOROLOGIA PARA FEBRE AMARELA (IGG E IGM)?

Caso você tenha feito exame de imagem com contraste, aguarde pelo menos 48 h para realização do exame e se for realizar exames com contraste no dia da coleta, realizar a coleta antes do exame de imagem.

QUANDO DEVE SER FEITA A SOROLOGIA PARA FEBRE AMARELA (IGG E IGM)?

O exame deve ser feito cerca de 5 dias após o início dos sintomas, pois é nesse período que os anticorpos IgM aparecem no sangue, indicando a fase aguda da doença, por esse motivo o exame não deve ser feito antes, pois o resultado pode dar um falso-negativo, já os anticorpos IgG aparecem no sangue em 7 dias, indicando uma infecção que já passou ou resposta a vacinação. Muitas pessoas não desenvolvem sintomas, mas quando ocorrem, os mais comuns são, sensação de mal-estar, dor de cabeça, dores musculares, cansaço, febre, calafrios, náuseas e vômitos.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE OS ANTICORPOS IGG E IGM?

Os anticorpos IgM são os primeiros a serem detectados no sangue após uma infecção, eles são os primeiros a serem produzidos pelo sistema imunológico para combatê-la. No caso da Febre Amarela, a sua detecção no sangue indica uma infecção ativa. Os anticorpos IgG aparecem um pouco depois e são responsáveis pela proteção do organismo a longo prazo e neste caso, a sua presença no sangue indica uma infecção que já passou ou que produziu anticorpos contra a Febre Amarela através da vacinação.

COMO ENTENDER OS RESULTADOS DA SOROLOGIA PARA FEBRE AMARELA (IGG E IGM)?

O resultado irá mostrar a quantidade de anticorpos IgG e IgM e se foram detectados no sangue (reagente ou positivo). A Febre Amarela pode ser positiva em outras doenças parecidas com ela, como a Zika e a Dengue, por exemplo. Portanto, são feitos outros exames para excluir a possibilidade de não serem essas doenças. Vale ressaltar, que somente o médico pode interpretar corretamente os resultados do exame, os resultados abaixo são apenas um guia.

IgM negativo IgG negativo: Um resultado negativo sugere que a Febre Amarela não é a causa dos sintomas atuais. No entanto, não é possível descartar a doença com um resultado negativo, principalmente na fase aguda inicial, os anticorpos podem não estar presentes no sangue ou em quantidade não detectáveis pelo exame, dando um resultado falso-negativo, o exame deve ser repetido após 3 a 5 dias se ainda houver suspeita de Febre Amarela.

IgM positivo e IgG positivo: Indica uma infecção aguda pela Febre Amarela. A soroconversão com a detecção dos anticorpos IgM e o aumento dos níveis de anticorpos IgG indicam a infecção aguda.

IgM positivo e IgG negativo: Também indicam uma infecção aguda pela Febre Amarela.

IgG positivo e IgM negativo: Indica uma infecção passada ou resposta à vacinação, porém esse exame não é recomendado para avaliar essa resposta de acordo com o Ministério da Saúde.

SE EU FIZER A VACINAÇÃO PARA FEBRE AMARELA EU VOU SER IMUNE PELO RESTO DA VIDA?

Não, os anticorpos produzidos contra a Febre Amarela através da vacinação só duram no mínimo 10 anos. Quando você é infectado com a Febre Amarela, aí sim a imunidade fica pro resto da vida.

A SOROLOGIA PARA FEBRE AMARELA OUTRO NOME?

Sim, também pode ser chamado de pesquisa de anticorpos IgG e IgM para Febre Amarela, 

sorologia para vírus da Febre Amarela, resposta à vacina da Febre Amarela, entre outros.