Exame de PCR para febre amarela

PARA QUE SERVE O EXAME DE PCR PARA FEBRE AMARELA?

O exame de PCR para Febre Amarela, serve para detectar a presença do vírus causador dessa doença no sangue de pessoas que foram infectadas pela Febre Amarela, para confirmar o  diagnóstico da doença, sendo feito nos primeiros dias de sintomas.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME DE PCR PARA FEBRE AMARELA?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro e a localidade, assim como o prazo de entrega dos resultados. Portanto, o ideal é buscar essa informação no laboratório em que será feito o exame. 

COMO É FEITO O EXAME DE PCR PARA FEBRE AMARELA?

A amostra é obtida de uma maneira simples e rápida, sendo necessário realizar uma coleta de sangue de uma veia do braço do paciente. Em seguida a amostra será enviada para análise. 

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME DE PCR PARA FEBRE AMARELA?

Não é necessário estar em jejum para fazer o exame de PCR para Febre Amarela.

QUANDO DEVE SER FEITO O EXAME DE PCR PARA FEBRE AMARELA?

O exame de PCR para Febre Amarela deve ser feito a partir do primeiro dia de sintoma, até o quinto dia. Esse período é o ideal para que o vírus da Febre Amarela seja detectado no sangue através desse exame, possuindo alta sensibilidade. Entretanto, o exame pode ser feito para diagnóstico até dez dias de evolução da doença. A partir desse momento, recomenda-se a utilização do exame sorológico para Febre Amarela. Os sintomas incluem sensação de mal-estar, dor de cabeça, dores musculares, cansaço, febre, calafrios, enjoo e vômitos.

COMO ENTENDER OS RESULTADOS DO EXAME DE PCR PARA FEBRE AMARELA?

O resultado mostrará se o vírus vírus da Febre Amarela foi detectado no sangue.

Não detectado: Significa que o vírus não foi detectado no sangue e possivelmente não há sinal de infecção pela doença, porém um resultado negativo não exclui a possibilidade de infecção, pois o exame pode ter sido feito fora no período correto. Normalmente o médico solicita a sorologia para Febre Amarela caso isso aconteça.

Detectado: Foi encontrado o vírus da Febre Amarela no sangue, confirmando a doença. Pessoas que foram  vacinadas  para  Febre Amarela, em um período de até 30 dias antes de fazer o exame podem apresentar resultado  detectável, mas isso não significa que você esteja com a doença.

O EXAME DE PCR PARA FEBRE AMARELA TEM OUTRO NOME?

Sim, também pode ser chamado de PCR para Febre Amarela, teste molecular para Febre Amarela, pesquisa de vírus da Febre Amarela, entre outros.

.