Urocultura

UROCULTURA

Esse exame também é feito através da urina e é indicado quando o paciente já fez o exame de urina e deu como resultado uma infecção urinária, esse exame permite detectar com exatidão qual é a bactéria que está causando a infecção.

COMO É FEITO?

A amostra de urina coletada do paciente é colocada em um meio de cultura específico para tal análise, essa cultura permite cultivar as bactérias e dar a elas um ambiente apropriado para crescerem e serem devidamente analisadas. Quando essas bactérias se reproduzem nesse meio é possível identificá-las corretamente e indicar um tratamento correto para a infecção urinária que está afligindo o paciente.

QUAL O PROCEDIMENTO PARA A COLETA DESSA URINA?

– Para coleta de urina de jato médio, desprezar o primeiro jato e o jato final. Coletar o jato médio no frasco coletor universal estéril;

– Para coleta de urina de primeiro jato, coletar o primeiro jato no frasco coletor universal estéril;

– Fazer higiene da região genital com água e sabão. Não utilizar antisséptico;

– Enxugar com gaze ou toalha seca e limpa;

– Utilizar frasco estéril comprado na farmácia ou fornecido pelo laboratório;

– As mulheres devem afastar os grandes lábios e os homens devem expor a glande para urinar no frasco;

– Para coleta de urina de recém-nascidos e crianças em uso de fraldas, utilizar o saco coletor. Realizar a assepsia removendo todas as sujidades da região genital como fezes, pomadas, talcos e secreções. Colocar o saco coletor e trocar a cada 30 minutos até que o material seja coletado. Transferir assepticamente o material para o frasco universal estéril.

– Fechar o frasco imediatamente, evitando contaminações;

– Transportar ao laboratório, em até 2 horas, conservado com gelo.

QUAL O VALOR DO EXAME E TEMPO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS?  O preço depende do laboratório, variam em média a partir de R$ 10,00 e o prazo para entrega é a partir de 2 dias.