Exame de Microalbuminúria

PARA QUE SERVE O EXAME DE MICROALBUMINÚRIA?

A microalbuminúria é o nome dado quando se tem perda de proteína pela urina. A principal proteína observada nesse processo, é a albumina. Essa proteína é produzida pelo fígado e está presente em grande quantidade no sangue e pouquíssima liberada na urina, quando isso ocorre é indicativo de alguma lesão nos rins ou doença renal. O exame de microalbuminúria serve para medir a presença de albumina liberada na urina. A microalbuminúria é um marcador adiantado de problemas renais, sendo possível detectar algum problema bem antes dele aparecer de fato. 

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS EXAME DE MICROALBUMINÚRIA?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro, mas custam em média a partir de 

R$ 15,00 reais. O prazo para a entrega também varia, mas normalmente são entregues a partir de 2 dias úteis.

COMO É FEITO O EXAME DE MICROALBUMINÚRIA?

O exame é feito através da urina, sendo assim, pode ser coletada uma amostra de urina pela manhã, idealmente a primeira urina da manhã ou uma coleta de urina de 24 horas, ou seja, todas as vezes que for urinar, o líquido deve ser coletado durante 24 horas e armazenado em um recipiente. A coleta deve ser feita de preferência até o 5º (quinto) dia depois do início da menstruação, contando-se a partir do primeiro dia da menstruação, ou conforme o médico solicitar.

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME DE MICROALBUMINÚRIA

Não é necessário estar em jejum para fazer o exame de microalbuminúria.

HÁ ALGUMA RECOMENDAÇÃO PARA FAZER EXAME DE MICROALBUMINÚRIA?

Para mulheres o ideal é não fazer o exame nenstruada, para não contaminar a amostra de urina, pois os resultados do exame podem ser alterados. Caso a mulher esteja menstruada, deve colocar uma gaze ou um ob (tampão) no canal vaginal, para não ocorrer a mistura do sangue com a urina.

QUANDO DEVE SER FEITO O EXAME DE MICROALBUMINÚRIA?

As doenças dos rins, são muito comuns em pessoas com diabetes ou com pressão alta (hipertensão) e podem não causar sintomas no começo, fazendo com que a doença demore a ser descoberta. Este exame ajuda a diagnosticar lesões nos rins bem no início da doença. Portanto, pessoas com diabetes entre 12 a 70 anos, devem fazer o exame de microalbuminúria pelo menos uma vez ao ano. Pessoas com diabetes do tipo 1, devem fazer o exame a partir do quinto ano de doença e pessoas com diabetes do tipo 2 devem fazer o exame todo ano a partir do diagnóstico. Caso seja positiva a microalbuminúria, o exame deve ser repetido e, se for positivo em 2 a 3 exames no período de 3 a 6 meses, o paciente deve receber tratamento adequado. Além disso, pessoas com hipertensão arterial também devem fazer o exame regularmente, conforme o médico determinar. 

A perda de proteínas na urina pode causar sintomas como inchaço em torno dos olhos e pernas, urina com espuma e fadiga intensa, por exemplo.  

QUAL A QUANTIDADE NORMAL DE MICROALBUMINÚRIA NA URINA?

Os valores normais de microalbuminúria na urina são até 14 mg/L e até 30 mg/g de creatinina. A creatinina deve ser calculada junto com a microalbuminúria para que os resultados sejam corretos. Quando a quantidade de microalbuminúria está um pouco alterada indica que a pessoa está começando a ter um problema nos rins. Quantidades maiores na urina indicam formas mais graves de doença renal e quantidades normais indicam função renal normal. Vale ressaltar que os valores apresentados acima são apenas um guia pois podem variar de um laboratório para o outro, assim como os resultados do exame devem ser interpretados por um médico.