Exame de Albumina

PARA QUE SERVE O EXAME DE ALBUMINA?

A Albumina é uma proteína produzida no fígado, que desempenha várias funções no nosso corpo, como o transporte de hormônios e nutrientes, por exemplo. O exame de Albumina serve para verificar a quantidade dessa proteína no sangue, em casos onde a suspeita de doenças nos rins (renais) ou no fígado (hepáticas), pois uma baixa quantidade de albumina pode indicar problemas nesses órgãos. Serve também para avaliar o estado nutricional e monitorar o tratamento de doenças relacionadas. 

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME DE ALBUMINA?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro, mas custam em média a partir de 

R$ 7,00 reais. O prazo para a entrega também varia, mas normalmente são entregues em  até 2 dias úteis.

COMO É FEITO O EXAME DE ALBUMINA?

O exame é feito através de uma amostra de sangue, sendo necessário realizar uma simples coleta de sangue de uma veia do braço do paciente. A coleta deve ser feita preferencialmente pela manhã.

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME DE ALBUMINA?

Não é necessário estar em jejum para fazer o exame de Albumina. 

O EXAME DE ALBUMINA PRECISA DE PREPARO?

O exame de Albumina não precisa de nenhum preparo, porém, é importante informar o uso de medicamentos antes de realizar o exame.

QUANDO É FEITO O EXAME DE ALBUMINA?

O exame de Albumina pode ser solicitado pelo médico para auxiliar no diagnóstico de doenças renais (rins) e hepáticas (fígado), quando a pessoa apresenta sintomas de doenças renais e problemas no fígado como cor amarelada na pele (icterícia), fadiga, inchaço nas pernas, tornozelos ou pés, urina escura, vômitos e enjoos, por exemplo. Além disso, ele pode ser feito para monitorar o tratamento contra as doenças relacionadas, para avaliar o estado nutricional de uma pessoa ou quando irá realizar alguma cirurgia. Normalmente o exame de Albumina é solicitado junto com outros exames, como proteínas totais e frações, uréia e creatinina, entre outros.

QUAL A QUANTIDADE NORMAL DE ALBUMINA NO SANGUE?

A quantidade de Albumina normal no sangue varia de acordo com a idade, os valores podem ser observados na tabela abaixo, esses valores são apenas um guia, por podem variar de um laboratório para o outro.

IdadeValor de referência
0 a 4 meses20 a 45 g/L
4 meses a 16 anos32 a 52 g/L
A partir de 16 anos35 a 50 g/L