Exame de Gama GT

PARA QUE SERVE O EXAME DE GAMA GT (GGT)?

A Gama GT ou GGT, é uma enzima produzida principalmente no fígado e vias biliares, mas também pode ser encontrada nas células dos rins, intestinos, pâncreas e baço. O exame de Gama GT, tem como objetivo avaliar os níveis de Gama GT no sangue e auxiliar no diagnóstico de problemas nesses órgãos, principalmente no fígado e nas vias biliares.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME  DE GAMA GT (GGT)?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro e a localidade, mas custam em média a partir de R$ 10,00 reais. O prazo para a entrega dos resultados também varia, mas normalmente são entregues a partir de 1 dia útil.

COMO É FEITO O EXAME DE GAMA GT (GGT)?

O exame é realizado por meio da coleta de uma amostra de sangue do paciente, que posteriormente será analisada para se ter os resultados.

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME DE GAMA GT (GGT)?

O jejum não é obrigatório, mas alguns laboratórios recomendam que se faça um jejum de no mínimo 3 horas, para todas as idades. 

É PRECISO ALGUM PREPARO PARA FAZER O EXAME DE GAMA GT (GGT)?

O consumo de bebidas alcoólicas deve ser evitado por 48 horas, antes do exame, a fim de ocorrer nenhuma alteração. Além disso, é necessário que não tenha feito biópsia hepática nos últimos 5 dias.

QUANDO O EXAME DE GAMA GT (GGT) É FEITO?

O exame de Gama GT pode ser solicitado pelo médico, caso ele suspeite que o paciente esteja com algum problema no fígado, cirrose, esteatose hepática (gordura no fígado) e uso excessivo de álcool, ou suspeite de algum problema em outro órgão em que essa enzima é encontrada. 

O teste GGT é atualmente o mais sensível indicador de problemas no fígado, esses problemas geralmente são causados pelo uso pesado de álcool ou outras substâncias tóxicas, como drogas ou venenos. 

Vale ressaltar que o teste GGT pode diagnosticar danos no fígado ou em outros órgãos em que essa enzima se encontra, mas não pode determinar a causa. Se o seu nível de GGT for alto ou elevado, você provavelmente terá que passar por mais testes.O exame normalmente junto com outros exames como o de TGO, TGP, bilirrubinas e fosfatase alcalina, que também são enzimas dosadas para  identificar possíveis alterações no fígado e vias biliares. 

QUAIS OS NÍVEIS NORMAIS DE GAMA GT NO SANGUE?

Os valores apresentados abaixo são apenas um guia, pois podem variar de um laboratório para o outro. O níveis normais de Gama GT no sangue variam de acordo com a idade e o sexo, sao eles:

Femenino e masculino0 – 1 mês: até 151 U/L1 – 2 meses: até 114 U/L2 – 4 meses: até 81 U/L4 – 7 meses: até 34 U/L7 -12 meses: até 23 U/L1 -2 anos: até 24 U/L2 – 5 anos: 1 -20 U/L5 – 10 anos: 3 -22 U/LMaiores 10 anos:Feminino: 8 a 41 U/LMasculino: 12 a 73 U/L/