Exame de TAP (Atividade Protrombina)

PARA QUE SERVE O EXAME DE TAP (ATIVIDADE PROTROMBINA)?

O exame de TAP, ou seja, a atividade de protrombina, serve para avaliar a capacidade que o sangue tem para coagular. Quando ocorre um sangramento os fatores de coagulação formam um coágulo para impedir que aquele sangramento continue, isso em qualquer parte do corpo. Portanto, o exame de TAP é importante avaliar quanto tempo o sangue leva para formar a coagulação e interromper um sangramento.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME DE TAP (ATIVIDADE PROTROMBINA)?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro e a localidade, mas custam em média a partir de R$ 10,00 reais. O prazo para a entrega dos resultados também varia, mas normalmente são entregues em até 1 dia útil.

COMO É FEITO O EXAME DE TAP (ATIVIDADE PROTROMBINA)?

A amostra é obtida de uma maneira simples e rápida, sendo necessário realizar uma coleta de sangue de uma veia do braço do paciente. Em seguida a amostra será enviada para análise. 

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME DE TAP (ATIVIDADE PROTROMBINA)?

Não é necessário fazer jejum para o exame de TAP, porém alguns laboratórios podem pedir, sendo assim, o ideal é buscar essa informação com o médico ou com o laboratório em que será feito o exame.

É PRECISO ALGUM PREPARO PARA FAZER O EXAME DE TAP (ATIVIDADE PROTROMBINA)?

  • É necessário informar se faz uso de algum medicamento;
  • Não é recomendado ingerir bebida alcóolica ou fumar no dia anterior ao exame;
  • Para maiores informações consulte seu médico ou o laboratório em que será feito o exame.

QUANDO DEVE SER FEITO O EXAME DE TAP (ATIVIDADE PROTROMBINA)?

O exame de TAP pode ser solicitado pelo médico para pessoas que apresentam sangramentos em excesso ou hematomas ou em pessoas que possuem parentes que apresentam deficiência de fator de coagulação e fazem uso de anticoagulantes. Esses fatores de coagulação são produzidos no fígado. Logo, esse exame também também é feito em indivíduos que apresentam algum problema no fígado, como pacientes com Hepatite B e C, por exemplo. O exame de TAP também pode ser feito como exame pré-operatório, para avaliar os riscos de sangramento durante a cirurgia. Normalmente o exame de TAP é solicitado junto com o exame de PTT e ambos os resultados são avaliados juntos.

QUAIS OS VALORES NORMAIS DE TAP (ATIVIDADE PROTROMBINA)?

Os valores de referência em indivíduos saudáveis devem variar de 10 e 13 segundos.

Valores abaixo de 10 segundos, são considerados baixos e significa que a coagulação está sendo muito rápida e isso é perigoso porque pode ocorrer a formação de coágulos que podem levar ao infarto ou AVC. Já em resultados acima de 13 segundos são considerados altos e significa que há uma deficiência na coagulação.

Há causa para o aumento ou diminuição de TAP irá depender de qual problema o paciente apresenta e somente o médico pode diagnosticar, mas normalmente um valor alto de TAP está relacionada com doenças no fígado, deficiência de vitamina K, por exemplo.