Exame de Proteína Totais ou Frações

PARA QUE SERVE O EXAME DE PROTEÍNAS TOTAIS E FRAÇÕES?

O exame de proteínas totais e frações serve principalmente para dosar os níveis de proteína no sangue, principalmente a albumina e as globulinas. A dosagem dessas proteínas é um importante indicador do estado nutricional, além de ser útil para auxiliar no diagnóstico de doenças renais (rins), hepáticas (fígado) e outros distúrbios no organismo.

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME DE PROTEÍNAS TOTAIS E FRAÇÕES?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro e a localidade, mas custam em média a partir de R$ 7,00 reais. O prazo para a entrega dos resultados também varia, mas normalmente são entregues em até 1 dia útil.

COMO É FEITO O EXAME DE PROTEÍNAS TOTAIS E FRAÇÕES?

A amostra é obtida de uma maneira simples e rápida, sendo necessário realizar uma coleta de sangue de uma veia do braço do paciente. Em seguida a amostra será enviada para análise. 

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME DE PROTEÍNAS TOTAIS E FRAÇÕES?

Alguns laboratórios pedem um jejum de no mínimo 3 horas e outros não, sendo assim, é importante buscar essa informação com o médico ou o laboratório em que será feito o exame.

É PRECISO ALGUM PREPARO PARA FAZER O EXAME DE PROTEÍNAS TOTAIS E FRAÇÕES?

  • É  recomendação é que a coleta seja realizada pela manhã, por causa das flutuações nos níveis de proteína ao longo do dia;
  • Não é aconselhado ingerir bebida alcóolica ou fumar no dia anterior ao exame.

QUANDO DEVE SER FEITO O EXAME DE PROTEÍNAS TOTAIS E FRAÇÕES?

Normalmente o exame de proteínas totais e frações faz parte de exames de rotina para avaliar em geral a saúde do paciente, porém ele pode ser solicitado pelo médico quando há presença de sinais e sintomas de doenças hepáticas ou renais, perda de peso repentina, exame pré-operatório, pessoas com maior risco de ter função do fígado prejudicada, como aqueles com hepatite B e C ou que consomem grande quantidade de bebidas alcóolicas.

QUAIS OS VALORES NORMAIS DE PROTEÍNAS TOTAIS E FRAÇÕES NO SANGUE? 

Os valores normais de proteínas totais e frações podem ser observados abaixo. Os valores apresentados podem variar de um laboratório para o outro.

Valores normais em adultos:

Albumina: De 3,7 a 5,2 g/dL.

Globulina: De 1,8 a 4,4 g/dL.

Proteínas totais: De 6,5 a 8,2 g/dL.

Proteínas totais em crianças de 1 a 18 anos: De 5,7 a 8,0 g/dL.

Recém-nascidos de 1 a 30 dias: De 4,1 a 6,3 g/dL

Valores de proteínas totais e frações abaixo do normal, pode indicar condições como  alcoolismo crônico, doenças hepáticas e doenças renais, por exemplo. Doenças hepáticas prejudicam a produção de albumina e de algumas globulinas no fígado.

Valores de proteínas totais e frações elevadas no sangue podem indicar Hepatite B e C, doenças autoimunes e mieloma múltiplo, por exemplo.

Todo resultado do exame deve ser acompanhado pelo médico, somente ele dará o diagnóstico correto.