Exame 5 Nucleotidase

PARA QUE SERVE O EXAME 5 NUCLEOTIDASE?

A 5 nucleotidase é uma enzima encontrada em vários tecidos, principalmente no fígado e nas vias biliares. O aumento dessa enzima no sangue é encontrada quase que exclusivamente nas doenças do fígado. Portanto, o exame 5 Nucleotidase serve dosar a quantidade dessa enzima no sangue, auxiliando no diagnóstico de doenças hepatobiliares (fígado e vias biliares).

QUAL O PREÇO E O PRAZO PARA A ENTREGA DOS RESULTADOS DO EXAME 5 NUCLEOTIDASE?

Os valores podem variar de um laboratório para o outro e a localidade, mas custam em média a partir de R$ 70,00 reais. O prazo para a entrega dos resultados também varia, mas normalmente são entregues em até 11 dias úteis.

COMO É FEITO O EXAME 5 NUCLEOTIDASE?

A amostra é obtida de uma maneira simples e rápida, sendo necessário realizar uma coleta de sangue de uma veia do braço do paciente. Em seguida a amostra será enviada para análise.

É PRECISO ESTAR EM JEJUM PARA FAZER O EXAME 5 NUCLEOTIDASE?

Alguns laboratórios recomendam fazer jejum de no mínimo 4 horas, outros não. Portanto, isso dependerá do laboratório em que será feito o exame. 

É PRECISO ALGUM PREPARO PARA FAZER O EXAME 5 NUCLEOTIDASE?

O exame 5 Nucleotidase não necessita de nenhum preparo, porém é importante informar se faz o uso de algum medicamento, pois alguns medicamentos podem alterar o resultado.

QUANDO É FEITO O EXAME 5 NUCLEOTIDASE?

O exame 5 Nucleotidase é solicitado pelo médico quando a suspeita de doenças no fígado e nas vias biliares e para distinguir doenças hepáticas de doenças ósseas. Isso acontece porque há um exame semelhante ao 5 Nucleotidase, que é o exame de fosfatase alcalina, O exame de fosfatase alcalina também é feito quando a suspeita de problemas no fígado, mas ele não é tão específico para tais doenças, podendo se elevar tanto em doenças do fígado quanto em doenças ósseas. A 5 Nucleotidase só eleva em doenças no fígado, pois é mais específico, portanto, ele pode ajudar a distinguir uma da outra.

QUAL O VALOR  NORMAL DE 5 NUCLEOTIDASE NO SANGUE?

Os valores normais dessa enzima do sangue precisam estar entre 0 a 10 U/L.

Níveis muito elevados , de quatro a seis vezes, são encontrados em obstrução biliar, lesão no fígado (lesão celular hepática) ou cirrose biliar, por exemplo. Pode acontecer também desta enzima se elevar em pessoas que fazem o uso de remédio para convulsão (anticonvulsivantes). Somente um médico especialista pode definir o problema correto desse aumento. Os valores normais apresentados acima são apenas um guia, pois podem variar de um laboratório para o outro.