Cross-Match

CROSS-MATCH

Casais que possuem algum grau de parentesco podem apresentar mais chances de desenvolver bebês com alteração genética ou malformação e abortos recorrentes, isso ocorre devido ao excesso de compatibilidade genética dos pais, ou seja, o material genético é bastante parecido, também podendo ocorrer mesmo que não exista grau de parentesco. De acordo com pesquisas realizadas, quando a mulher engravida, o sistema imune dela entende que o material genético do embrião é diferente do dela, com isso a mãe produz anticorpos bloqueadores que protegem o embrião, com o objetivo de ocorrer uma gravidez bem-sucedida. Quando há compatibilidade genética entre os pais, o bebê possui uma carga genética parecida da mãe, impedindo que a mãe produza esses anticorpos bloqueadores, o deixando suscetível à resposta do imune da mesma.

O QUE É EXAME DE CROSS-MATCH?

Esse exame tem como objetivo identificar a compatibilidade genética entre os pais do bebê, para saber se haverá a produção de anticorpos (fração HLA-G) que protegerão o embrião. 

INTERPRETAÇÃO DE RESULTADOS

Caso o resultado dê positivo, há a existência dos anticorpos, caso dê negativo, o casal tem a opção de procurar um médico especialista para realizar tratamentos cabíveis. 

COMO É FEITO O EXAME?

É coletada uma amostra de sangue periférico do casal. Não há recomendações ou preparação para a realização do exame.

QUAL O VALOR E O TEMPO DE ENTREGA DOS RESULTADOS?

Esses quesitos irão depender do laboratório que irá ser realizado o exame, pois podem variar.