Teste rápido Troponina

 PARA QUE SERVE O TESTE RÁPIDO DE TROPONINA?

A Troponina é uma proteína principalmente encontrada no músculo no coração, quando ocorre alguma lesão nesse órgão a sua quantidade no sangue aumenta. O teste rápido de Troponina serve para detectar a presença dessa proteína no sangue para auxiliar no diagnóstico de infartos do miocárdio (coração), ou seja, auxilia ao médico a saber se a pessoa está infartando ou se ela tem alguma lesão no coração, a vantagem é que seus resultados são revelados em menos de 20 minutos, permitindo ao médico tomar uma decisão rápida em relação ao paciente que possivelmente esteja com algum problema no coração.

QUANTO CUSTA UM TESTE RÁPIDO DE TROPONINA?

O teste rápido é feito em ambiente hospitalar, por isso o ideal é buscar essa informação no local. Porém, ele é oferecido gratuitamente pelo SUS, sendo feito em hospitais públicos.

COMO É FEITO O TESTE RÁPIDO DE TROPONINA?

A amostra de sangue é obtida de uma maneira simples e rápida, sendo necessário que o profissional de saúde dê uma furadinha no dedo do paciente. Porém, o teste também pode ser feito através de uma coleta de sangue normal, em uma veia do braço do paciente. 

O PACIENTE PRECISA ESTAR EM JEJUM QUANDO É FEITO O TESTE RÁPIDO DE TROPONINA?

Não é preciso estar em jejum para fazer o teste rápido de Troponina.

QUANDO É FEITO O TESTE RÁPIDO DE TROPONINA?

O teste rápido é feito pelo profissional de saúde quando o paciente dá entrada no hospital com sintomas iniciais de infarto ou lesão cardíaca, como forte dor no peito ou falta de ar, por exemplo. A troponina é liberada no sangue por volta de 4 a 6 horas após o início da dor, podendo permanecer alta no sangue  de 8 a 10 dias.

COMO ENTENDER OS RESULTADOS DO TESTE RÁPIDO DE TROPONINA?

O resultado do exame mostrará se a proteína Troponina foi detectada no sangue, caso o resultado seja positivo, possivelmente a pessoa está infartando ou está com alguma lesão no coração. Como o teste rápido é feito apenas para triagem, ou seja, não é um teste confirmatório, outros exames serão feitos para confirmar o diagnóstico. Porém esses exames demoram um pouco para que seus resultados fiquem prontos, dificultando ao médico tomar alguma decisão para salvar a vida do paciente imediatamente, por isso a necessidade de um teste rápido para isso, um resultado positivo, mais os sintomas sugestivos da doença, indica realmente que está ocorrendo algo no coração, possibilitam ao médico tomar uma decisão rápida para iniciar o tratamento seja qual for o problema. Um resultado negativo, indica que possivelmente a causa dos sintomas não está relacionada ao coração ou um infarto ou o teste não conseguiu detectar a proteína, com isso outros exames mais sensíveis são feitos para excluir a possibilidade de infarto ou lesão no coração.

O TESTE RÁPIDO DE TROPONINA É CONFIÁVEL?

Sim, eles são confiáveis, a maioria dos testes oferecidos de diferentes fabricantes possui sensibilidade e especificidade maiores que  98%.